Contente
Fístulas perianais (fissuras) são lesões tubulares cheias de pus que podem se formar na cavidade anal e se espalhar por toda a pele ao redor do ânus em cães. Elas causam dor intensa e podem reduzir significativamente a qualidade de vida do animal.
Fístulas perianais são lesões doloridas (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)
Prevalência
Embora qualquer cão possa sofrer de fístulas perianais, a "American College of Veterinary Surgeons" (Faculdade Americana de Cirurgiões Veterinários) estima que 80% dos casos ocorrem em pastores-alemães.
Sintomas
Seu cão pode sofrer de diarreia ou prisão de ventre. Você também pode notar sangue ou muco nas fezes e que ele está lambendo e mordendo excessivamente a área ao redor da cauda. Muitas vezes, os cães acometidos por fissuras perianais uivarão dolorosamente durante a defecação.
Aparência
Você pode notar pequenos buracos, de onde escorre pus, ao redor da área anal. Conforme a doença progride, os buracos se tornam maiores e abrem, causando feridas que escorrem em toda área anal. Como as fissuras começam dentro da cavidade anal, podem causar graves danos ao ânus.
Tratamento
O tratamento médico inclui antibióticos orais, medicamentos anti-inflamatórios e imunossupressores (prednisona) orais, e pomadas tópicas imunossupressoras, como a tacrolimus. A cirurgia é frequentemente necessária para remover o tecido necrosado (morto).
Prognóstico
As fístulas perianais podem necessitar de cuidados ao longo da vida, já que muitas vezes voltam, mesmo após o tratamento. Danos aos nervos em torno do ânus podem causar incontinência fecal. Infelizmente, não há maneira de evitar as fístulas perianais. Uma dieta de alta qualidade, no entanto, pode ser benéfica.