Contente
- Caixas de som com traseira aberta
- Caixas de som com traseira fechada
- Madeira utilizada em caixas de som
- Montagem do alto-falante
- Isolamento do gabinete de alto-falante
Caixas de som de guitarra e amplificadores combo (aqueles com amplificador embutido e alto-falante) são projetados de duas maneiras: traseira aberta ou fechada. O tipo de gabinete escolhido é uma questão de preferência pessoal, mas cada um dispõe de um tipo de som diferente. O tipo de madeira utilizada e o design interno do gabinete também contribuem para o timbre do alto-falante.
O tom de um amplificador é influenciado pela traseira aberta ou fechada (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)
Caixas de som com traseira aberta
Caixas de som com traseira são usadas principalmente em pequenos amplificadores combo para produzir mais som, mas alguns gabinetes de alto-falante de extensão (aqueles que não estão ligados e adicionados a um amplificador) possuem design de traseira aberta. Embora gabinetes de traseira aberta sejam mais simples em suas concepções, uma vez que não necessitam de "ajuste" do gabinete para produzir o som desejado, design simples não significa necessariamente um amp ou gabinete barato. O projeto de traseira aberta permite que o som da parte traseira do alto-falante emane e se misture com o som que vem pela frente. Isso produz um som encorpado, mas o som de frequências graves é sacrificado. Gabinetes de traseira aberta não são totalmente abertos, pois eles contêm um defletor de som traseiro que envolve parcialmente o gabinete e contribui para o timbre. Um defletor é um pedaço de madeira que ajuda direcionar e dar forma ao som.
Caixas de som com traseira fechada
Caixas de som com traseira fechada são usadas principalmente em gabinetes de extensão, mas também são usadas em alguns projetos combo. Gabinetes de traseira fechada emitem som apenas da parte da frente do alto-falante e projetam o som em um padrão mais direcional do que os gabinetes de traseira fechada. Gabinetes fechados geralmente incluem recortes na parte da frente chamadas "portas", que permitem que o som interno da parte traseira do alto-falante escape e seja emitido a partir da frente do gabinete. Uma vez que o som do falante traseiro é desviado para as portas da frente, o som geral resultante produz mais graves do que um gabinete aberto. Alguns projetos fechados incluem defletores internos para ajudar a moldar e redirecionar o som para as portas.
Madeira utilizada em caixas de som
A madeira usada em caixas de som também pode afetar o som. Ondas de som dos falantes causam vibrações na madeira e podem melhorar ou prejudicar o som produzido. Fabricantes escolhem o tipo de madeira com base no timbre, custo, resistência e atributos de fabricação. Alguns gabinetes usam um tipo diferente de madeira para a parte de trás, para o defletor interior ou exterior e/ou para as laterais e frente. Madeira compensada é muitas vezes usada pela resistência e durabilidade, mas madeiras maciças também são utilizadas. Amplificadores de baixo custo podem usar madeira ou placa de partícula para o corpo principal do gabinete, mas usam lâminas finas de madeira para os defletores e superfície de montagem do alto-falante frontal.
Montagem do alto-falante
Alto-falantes de montagem frontal permitem o acesso aos parafusos de montagem ou suportes a partir do exterior do gabinete. Alto-falantes traseiros permitem o acesso a partir do interior do gabinete. Ambos os métodos de montagem são utilizados em gabinetes abertos ou fechados, dependendo do fabricante e projeto do gabinete, mas não têm nenhum efeito sobre a projeção de som ou timbre. Alto-falantes frontais em gabinetes abertos e fechados permitem que o alto-falante seja facilmente substituído sem que seja necessário remover a traseira ou o defletor traseiro.
Isolamento do gabinete de alto-falante
A maioria das caixas de som de traseira fechada é isolada internamente com espuma ou fibra de vidro de isolamento. Isolamento ajuda a amortecer o som, reduzindo certos tons indesejáveis e frequências criadas dentro do gabinete. A maioria dos gabinetes abertos não usam nenhum isolamento, a fim de aproveitar o som natural do falante.