Contente
Galileu Galilei inventou o termômetro ao final de 1593, bem antes de muitos outros inventos e descobertas suas, o que ocorreu em sua maior parte depois de 1600. Galileu tinha 31 anos quando inventou o termômetro.
Galileu é creditado com a invenção do termômetro. (thermometer image by Oleg Verbitsky from Fotolia.com)
Propósito
Antes do trabalho de Galileu e seus associados, não existia nenhum meio específico de medição de temperatura. Ele e vários outros cientistas fizeram esforços sagazes para desenvolver tal mecanismo. Este desejo de calcular os acontecimentos naturais era difundido entre a comunidade científica da época.
O primeiro termômetro
O termômetro de Galileu consistia em água em um bulbo de vidro. O nível da água no bulbo alterava-se de acordo com a temperatura externa.
Recepção
A invenção de Galileu não foi saudada como uma transformação mundial para o tempo e não era amplamente disponível ao público. Em parte, isso ocorreu porque vários outros inventores criaram mecanismos semelhantes no mesmo período.
Avanços posteriores
Um problema com o termômetro era o fato de que não havia números na sua face. Santorio Santorio, um colega de Galileu, criou a escala numérica e foi a primeira pessoa a medir a temperatura corporal humana com um termômetro.
Curiosidade
Os primeiros termômetros foram, na verdade, chamados termoscópios, e não havia um sistema padrão de temperatura até muito tempo depois. Daniel Gabriel Fahrenheit e Anders Celsius desenvolveram o que se tornou o padrão internacional de medições de temperatura em 1600.