Contente
Muitos cães têm uma tendência a lamber, e as causas podem ser simples ou complexas. É importante perceber quando e onde o animal começa a lamber e compartilhar essa informação com o veterinário.
Se o seu cachorro exibe um comportamento onde lambe excessivamente, uma condição médica subjacente pode ser a causa (dog image by Ergün Özsoy from Fotolia.com)
Transtornos de estresse
Segundo o site TheDailyPuppy.com, muitos cães são naturalmente ansiosos ou até estressados. O temperamento pode variar de acordo com a raça e o ambiente. Assim, os cães que lambem o chão, os tapetes ou os carpetes podem usar o hábito como uma maneira de aliviar qualquer ansiedade ou estresse que possam estar sentindo. O tédio e a solidão também foram ligados ao ato de lamber excessivamente.
Condições estomacais
Os veterinários frequentemente especulam que lamber objetos é um sinal de um problema gastrointestinal crônico, podendo variar de câncer a vermes. Acredita-se que lamber seja um sinal de náusea e uma tentativa de aliviar a dor.
Outras condições
O cachorro também pode usar o ato de lamber objetos como uma forma de atenção. Se seu cão costumava receber atenção por esse comportamento, ele pode usá-lo para consegui-la novamente. Outra possibilidade pode ser um problema com os dentes ou gengivas do cachorro, e o ato de lamber pode ser uma tentativa de aliviar o desconforto.
Advertência
Se seu cachorro costuma lamber excessiva ou constantemente, é importante pedir que um veterinário realize um exame médico para descartar quaisquer condições graves.