Contente
Os gatos podem arrancar seus pelos por muitos motivos, de infecções parasitárias a problemas mentais. Determinar a causa do comportamento é fundamental para interrompê-lo.
Os gatos podem arrancar seus pelos por vários motivos (George Doyle & Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images)
Parasitas
A infestação por pulgas está entre os motivos mais comuns que fazem os gatos arrancarem seus pelos. Eles perderão pelos em todo o corpo e podem ficar com uma aparência de "comido por traças".
Estresse
Os gatos são muito sensíveis ao estresse e podem arrancar seus pelos como forma de suportá-lo. Quando isso ocorre, eles costumam arrancar os pelos das laterais do corpo e da barriga.
Dor abdominal
A dor abdominal ou as infecções de bexiga podem criar um sintoma que faz com que os gatos lambam e arranquem os pelos de seu abdômen.
Alergias
As alergias, independente de sua origem, costumam causar mordidas e lambidas excessivas. A perda de pelos é extremamente comum nesses casos. Os gatos arrancarão pelos de todo o corpo.
Infecções fúngicas
As infecções de pele fúngicas, como as micoses, também podem fazer os gatos arrancarem seus pelos. Nesse caso, eles costumam arrancar apenas os pelos da área afetada.