Por que os gatos sacodem suas patas quando saem no frio

Autor: Louise Ward
Data De Criação: 12 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 1 Novembro 2024
Anonim
COMO ENTENDER MELHOR O SEU GATO
Vídeo: COMO ENTENDER MELHOR O SEU GATO

Contente

Os gatos são criaturas misteriosas. Muitos de seus hábitos intrigam seus donos humanos, como o ritual de sacudir as patas quando eles saem no frio. Os gatos, no entanto, nem sempre fazem esse ritual. E, quando o fazem, geralmente, têm bom motivo.


O que o gatinho está fazendo com sua pata? (Martin Poole/Digital Vision/Getty Images)

A anatomia da pata de um gato

O gato tem cinco falanges nas patas da frente e de trás. Essas extensões são cobertas por pelo na parte de cima e de baixo. A "palma" da pata, no entanto, não é coberta de pelo. Essa área é a mais sensível à temperatura e à umidade, porque não tem o pelo para absorver qualquer partícula antes de ela chegar à pele.

Regulação de temperatura

Quando os gatos saem, a primeira coisa que eles sentem com suas patas é a temperatura do chão, especialmente na parte sem pelo. Eles podem andar na ponta das patas, mas o frio ou o calor da superfície do chão ainda assim as afetará. Os gatos sacodem suas patas no intuito de regular sua temperatura. Essa é a razão pela qual os gatos gostam de subir em carros aquecidos.


Retirada de objetos

As falanges dos gatos separam-se tão bem quanto as dos humanos, mas os bichanos possuem mais pelo e pele entre os dedos. Assim, objetos como sujeira, pedras e outras coisas podem ficar presos aos dedos do gato. Se eles saem de casa e pisam em um chão de pedregulhos ou outros lugares com pedras, eles sacodem as patas para remover as pedrinhas chatas que podem estar presas nelas. Como não são nada discricionários, os bichanos sacodem suas patas em qualquer lugar em que fiquem sujas.

Cuidados com as patas de gatos

Se você notar que seu gato esteja sacudindo as patas excessivamente, levante-as e veja se há substâncias estranhas ou farpas nos dedos e na área da palma. Limpe as patas do gato sempre que ele entrar em casa para ajudá-las a se aquecer ou esfriar e também para remover qualquer pedrinha. Se o gato aceitar, coloque botinhas nele antes que ele saia de casa, para evitar calor excessivo. Se você o deixa sair normalmente em uma área de concreto, escolha outra parte em dias quentes para evitar queimaduras nas patas.