Contente
- O que acontece quando você para de tomar a pílula
- O menor intervalo entre a interrupção do tratamento anticoncepcional e a gravidez
- Não há perigos na concepção rápida
- O benefício da espera
- Amenorreia pós-pílula anticoncepcional
O período de tempo necessário para engravidar após interromper o uso de pílulas anticoncepcionais depende do tempo que a mulher leva para voltar a ovular. Para algumas mulheres, isto pode ocorrer em um tempo curto, como duas semanas; para outras, pode levar vários meses. Uma vez que a mulher volta a ovular, o desafio de engravidar é o mesmo que seria se ela nunca tivesse tomado anticoncepcionais.
É preciso esperar o retorno da ovulação para engravidar (Bianca de Blok on sxc.hu)
O que acontece quando você para de tomar a pílula
Enquanto a mulher está tomando pílulas anticoncepcionais, os hormônios liberados evitam a ovulação. A ovulação é o processo que faz o corpo de uma mulher amadurecer um óvulo para ser fertilizado. Ao prevenir a ovulação, a pílula evita a gravidez. Quando se interrompe o uso da pílula, o corpo se torna novamente apto a produzir os hormônios que desencadeiam a ovulação.
O menor intervalo entre a interrupção do tratamento anticoncepcional e a gravidez
Algumas mulheres podem ovular novamente apenas duas semanas após a interrupção do tratamento anticoncepcional. É possível engravidar durante essa ovulação após uma relação sexual nesse período, apesar de não ser muito provável. Neste caso, não haverá um intervalo entre a interrupção da pílula e a concepção.
Não há perigos na concepção rápida
Os médicos acreditavam que engravidar imediatamente após a interrupção do tratamento anticoncepcional poderia levar a um risco elevado de aborto ou defeitos congênitos, mas constatou-se que estas suspeitas são infundadas. Atualmente, não existe uma recomendação de espera para garantir a segurança do bebê.
O benefício da espera
Enquanto é possível para algumas mulheres engravidarem rapidamente após a interrupção da pílula, esperar por pelo menos um ciclo normal pode ajudar a você e ao seu médico a estimar a data da concepção e a idade do feto, o que é uma informação útil para monitorar o desenvolvimento do bebê. Se decidir esperar para engravidar, deve utilizar outro método de anticoncepção neste intervalo, como camisinha ou diafragma.
Amenorreia pós-pílula anticoncepcional
Algumas mulheres apresentam amenorreia no período seguinte à interrupção da pílula, uma condição em que passam vários meses sem menstruar. Enquanto a maioria das mulheres rapidamente retoma a produção normal de hormônios, algumas podem levar um tempo maior para recomeçar a síntese. Este atraso é mais comum em mulheres cujo ciclo menstrual já era irregular antes do início do tratamento anticoncepcional. Se sua menstruação não retornar em três meses, talvez deva realizar um teste de gravidez, pois é possível que já tenha engravidado logo na primeira ovulação após a interrupção da pílula. Se a menstruação não voltar em seis meses, consulte um médico.