Contente
- Recursos adicionais
- Esterificação da hidroxila
- Alquilação da hidroxila
- Níveis de testosterona
- Testosterona em fêmeas
- Intervenções médicas
A testosterona (C19H22O2) é um hormônio esteroide, ou andrógeno, relacionado ao colesterol. Seu principal grupo funcional é um modelo de três anéis contendo seis átomos de carbono e um anel com cinco átomos desse mesmo elemento.
Os pelos da face são um produto da testosterona (Image by Flickr.com, courtesy of Faith Goble)
Recursos adicionais
Ligado ao carbono 3 ,há um grupamento cetona, que é conjugado através de uma dupla ligação entre os carbonos 4 e 5. No carbono 17, há um grupo hidroxila. Esse grupo pode ser manipulado em laboratórios químicos para boas finalidades.
Esterificação da hidroxila
O grupo hidroxila reage com um ácido para forma um éster, deixando-o menos solúvel. Ao ser injetado no corpo, ele será consumido lentamente, na forma de um medicamento de ação prolongada.
Alquilação da hidroxila
O grupo -OH pode ser removido e substituído por um grupamento alquila, como também por um radical metil (0CH3) ou etil (-C2H5). Isso permite a produção da testosterona para uso via oral.
Níveis de testosterona
Os níveis hormonais são regulados pelas glândulas através de um mecanismo de retorno. As características sexuais secundárias masculinas e o funcionamento adequado dos testículos dependem dos níveis de testosterona. Determinadas cirurgias cerebrais podem alterar a concentração desse hormônio, sendo necessária uma suplementação.
Testosterona em fêmeas
Embora sejam produzidas quantidades muito maiores de testosterona nos machos, as fêmeas também produzem esse hormônio e recebem os mesmos benefícios que os machos, incluindo o desenvolvimento de músculos e o interesse sexual.
Intervenções médicas
A testosterona ajuda alguns pacientes aidéticos que sofrem com atrofia muscular e também é útil para certos sintomas da menopausa, podendo inclusive ser utilizada em tratamentos para alguns casos de depressão.