Contente
Por volta de 1990, os cardápios de aperitivos e entradas começaram a incluir a bruschetta. As primeiras versões desse tira-gosto de pão torrado eram normalmente cobertas com manjericão fresco, tomates fatiados, alho e azeite de oliva, uma combinação de pão de alho e pizza no pão francês. Restaurantes aderiram ao conceito com entusiasmo, e as opções de coberturas aumentaram com a demanda.
As raízes da bruschetta vão até a Itália antiga (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)
Definição de bruschetta
O verbo italiano "bruscare" significa "assar em carvão" e "brusciare" significa "queimar ou torrar", que é como foi feita a primeira bruschetta. O nome "bruschetta" é derivado desses verbos, apesar de a bruschetta moderna ser feita frequentemente com pães torrados em frigideiras ou assados em fornos, até que fiquem secos e consistentes. Ao pedir uma bruschetta na Itália, você provavelmente será servido com um pedaço de pão italiano, levemente tostado e crocante, coberto com azeite e uma folha de manjericão ao lado. No entanto, se pedir "bruschette", o plural de bruschetta, espere um prato de bruschetta com uma variedade de coberturas.
Histórias da origem
Apesar de todos os registros da história da bruschetta remeterem à Itália, a região exata e o ano de seu nascimento são controversos. Romanos antigos supostamente testavam a qualidade de azeite de oliva novo passando-o em uma fatia de pão torrado para experimentar, um costume que agora é comum em todas as regiões de produção de azeite na Itália, especificamente Lazio, Toscânia e Umbria. Alguns relatos contam que o pão molhado com óleo era esfregado em uma folha de manjericão para acentuar os sabores do azeite. Outros relatos históricos da bruschetta contam que foi desenvolvida a partir da tentativa de melhorar pães velhos com azeite.
A evolução da bruschetta
A bruschetta simples, originalmente, era a versão do pão de alho dos homens pobres. A torrada era meramente temperada com essência de alho, ao invés de ser servida com pedaços de alho na superfície do pão. Quando os aperitivos se popularizaram na América, o azeite e o alho permaneceram na receita, mas as coberturas tradicionais italianas foram sendo substituídas por salsicha, queijo, pancetta, cogumelos, azeitonas e trufas.
Dicas para servir
Para melhores resultados, use o autêntico pão italiano, já que, quanto mais rústico for, melhor; a ciabatta é uma boa escolha. Substitutos aceitáveis incluem baguete francesa ou qualquer pão com um corpo mastigável e textura porosa, que proporcionem boas torradas. Torre o pão dos dois lados para evitar que fique encharcado. Use o azeite de oliva virgem ou extra virgem, de maior qualidade possível, para dar à bruchetta um melhor sabor.