Contente
Um bebê que mostra sinais de dificuldade respiratória precisa ser levado para a sala de emergência e ser avaliado. Os bebês têm pequena vias estreitas e, como resultado, eles podem desenvolver problemas respiratórios mais facilmente do que um adulto. Eles têm dificuldade respiratória por muitas razões, incluindo alergias, obstrução das vias aéreas, infecções e lesões. Para identificar a dificuldade respiratória em um bebê, procure pelos sinais abaixo.
Instruções
Identifique a dificuldade respiratória em um bebê-
Conte sua taxa respiratória. Os bebês menores de um ano respiram normalmente a uma taxa de 25 a 45 respirações por minuto. Os recém-nascidos, nas primeiras semanas, vão respirar de 35 a 70 respirações por minuto. Olhe com atenção a ascensão e queda na parte do peito e conte as respirações. Um aumento do número de respirações por minuto pode ser uma indicação de perigo.
-
Olhe para o peito do bebê para sinais de retração. As costelas e a parte inferior da caixa torácica são puxadas para dentro. Quanto mais o bebê está trabalhando para respirar, pior as retrações serão. Levante a camisa do bebê e veja seu peito para ver se ele está se retraindo.
-
Olhe o nariz do bebê para ver se há dilatação nasal. Quando um bebê está com dificuldade respiratória, suas narinas aumentam quando respiram. Isso é porque eles estão tendo problemas para conseguir ar suficiente em seus pulmões.
-
Monitore a cor do bebê. Se o bebê está com uma cor azulada ou os seus lábios estão ficando azul, é um sinal de que eles não estão recebendo oxigênio suficiente em seus corpos. Podem também ficar pálidos.
-
Ouça sons grunhindo ou sibilância. Quando um bebê tem problemas para receber o ar em seus pulmões, podem fazer um som grunhindo enquanto eles lutam pelo ar. Quando as vias aéreas se estreitam, um som chiado pode ser ouvido.
-
Avalie o nível de energia do bebê. Um bebê que está tendo dificuldade respiratória pode estar cansado de trabalhar duro para respirar e parecer letárgico. Ele também pode ficar um pouco mole e ter tônus muscular.
Dicas
- Não arrisque. Se você acha que seu bebê está com dificuldade respiratória, leve-o a uma sala de emergência. É melhor tê-lo avaliado por pessoal médico do que correr o risco de problemas graves.
Aviso
- Se o bebê parar de respirar, ligue para o 192 imediatamente e inicie a Ressuscitação Cardio Pulmonar até emergência médica chegar.