Contente
A causa da febre em um cachorro deve ser determinada antes do início do tratamento, já que será ela que o determinará. As causas comuns da febre incluem infecção, dor, convulsão e insolação. As medicações e tratamentos usados para controlar a febre podem ser combinados para obtenção de efeito máximo. Cachorros com febre devem ser monitorados de perto até que ela esteja completamente curada.
Monitore um cachorro com febre (Dog on Dog Bed image by Janet Wall from Fotolia.com)
Antibióticos
Uma das defesas do corpo contra infecções é a febre, a qual destruirá a bactéria. Isso torna a febre um dos melhores indicadores de que uma infecção séria está ocorrendo. Tipicamente, quanto maior for a temperatura do cachorro, pior a infecção é. Os antibióticos vão ajudar a reduzir a febre matando as bactérias. Em casos severos de infecção, os antibióticos podem levar vários dias para matar bactérias em quantidade suficiente para abaixar a febre. Se ela não abaixar imediatamente, isso não significa que a medicação não está fazendo efeito. Os antibióticos devem ser dados até o fim, para garantir que todas as bactérias sejam eliminadas. Frequentemente, outras formas de redução de febre serão necessárias no estágio inicial de tratamento, enquanto os antibióticos fazem seus efeitos.
Outras medicações
Se a febre for induzida pela dor ou infecção, os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) são frequentemente usados para abaixar a temperatura do cachorro. O Carpofren é um AINE usado em cães e que funciona em dois níveis. Para cachorros com dor, o uso desse tipo de medicamento não só diminuirá a febre, mas também o inchaço ao redor da área dolorida. Geralmente, o inchaço pode diminuir a circulação sanguínea na área e retardar a cura, e o AINE reverterá esse efeito. Em cachorros com infecções, o AINE proporcionará o alívio da febre, ao passo que os antibióticos controlarão a infecção. Cães que possuem convulsões geralmente apresentam temperatura alta decorrente dos espasmos musculares que ocorrem. Controlar esses tremores acabará com a causa dessa febre. Para controle imediato, Valium é administrado, sendo que ele sedará o cérebro superestimulado. Se o ele não for suficiente para parar os tremores, um relaxante muscular, como o methocarbamol, poderá ajudar. Ele deve parar os tremores que causam a febre.
Terapia
Um cachorro com febre causada por qualquer motivo acima, ou por insolação, pode se beneficiar tremendamente com a terapia fria. A ideia é resfriar a pele do cachorro para dissipar o calor. Regá-lo continuamente com uma mangueira com água gelada ou colocar compressas de gelo em cima de veias largas pode ajudar. O sangue nas veias será resfriado e circulará pelo corpo, diminuindo a temperatura. Continue a monitorar a temperatura enquanto faz isso, para que o cão não fique muito gelado.