Contente
Embora existam mais de 22 mil espécies de orquídeas, saber o tipo de orquídea que você tem ajuda a determinar onde colocá-la e com que frequência regá-la. Caso tenha ganhado uma planta e não saiba sua espécie, tente determinar que tipo de orquídea ela é para que possa cuidar melhor dela. Mesmo que a planta não esteja florescendo, é possível identificar qual a espécie observando as folhas.
Instruções
É mais fácil identificar uma orquídea pelas flores do que apenas pelas folhas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)-
Olhe para a cor da folha. Por exemplo, as folhas da orquídea Cattleya, quando saudáveis, são verde médio; as folhas de Cymbidium são verde claro; e uma orquídea Paphiopedilum saudável tem folhas "malhadas" ou multicoloridas com manchas.
-
Examine a espessura e o tamanho da folha. Geralmente, orquídeas com folhas mais grossas ou mais duras precisam de mais luz solar.
-
Olhe para o padrão de crescimento da orquídea. Por exemplo, a orquídea Brassavola tem folhas grossas que crescem a partir do rizoma central; a espécie Catasetum tem folhas largas; a Cymbidium tem folhas parecidas com grama, longas e finas; e a espécie Orquídea-da-praia possui níveis diferenciados de folhas em pontos altos.
-
Compare as folhas com fotos on-line ou de livros para ajudar a diminuir as opções de espécies possíveis. Talvez seja preciso esperar até que a planta floresça para identificar a espécie com mais precisão.
Dicas
- Segundo o site "My Orchid Care", as três orquídeas mais vendidas são a Phalaenopsis, a Dendrobium e a Oncidium.
- Folhas muito escuras ou com manchas escuras indicam que a orquídea não está saudável.