Contente
Localizada na costa leste da África, o país chamado de Costa do Marfim depende do setor agrícola que emprega mais da metade de sua força de trabalho e conta com a porcentagem significativa das exportações. O café, a madeira, o cacau e a banana estão entre os produtos mais cultivados, apesar de não serem nativos de lá. O país possui um número de plantas e árvores que são endêmicos na região, apesar da maioria ser considerada extinta ou em risco de extinção.
A Costa do Marfim é o lar de uma fauna rica e agricultura de exportação (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Gymnostemon zaizou
O Gymnostemon zaizou é uma árvore semi-decídua encontrada primariamente entre os rios Cavally e Sassandra, na Costa do Marfim. A madeira comercial colhida é muitas vezes usada para fazer instrumentos de percussão. A Gymnostemon zaizou é listada como uma espécie vulnerável, e tem sofrido impacto negativo pela exploração madeireira e desenvolvimento em todo o país.
Cassia mannii
Uma espécie medicinal da planta Cassia que cresce em abundância em todo o continente africano, a Cassia mannii é encontrada na Costa do Marfim, Gabão, Sudão e Uganda. A casca da planta pode ser misturada a uma bebida usada para tratar problemas nos brônquios, e também pode ser usado para o curtume de couro. Suas sementes são esmagadas e usadas no tratamento da neuralgia e aplicadas a escaras na pele.
Okoubaka aubrevillei
Uma planta nativa ameaçada a costa da África Ocidental, o Okoubaka aubrevillei é usada em cerimônias religiosas e para fins medicinais. Ela é misturada a soluções tópicas usadas para tratar problemas de pele resultante da lepra e sífilis, bem como combate os efeitos de intoxicação externa. Os extratos da casca da Okoubaka aubrevillei são consumidos por pessoas em todo o mundo, como remédio contra intoxicações, letargia, depressão e alergias. A Okoubaka aubreviilei é comemorada em um selo emitido pela União Postal Universal.
Dorstenia astyanactis
Descoberta na Costa do Marfim, a Dorstenia astyanactis é considerada quase extinta devido ao desflorestamento em todo o país. A planta cresce em troncos ou ramos de árvores, estendendo suas raízes pelo chão da floresta.
Dracaena scabra
Nativa da Costa do Marfim, a Dracaena scabra é relacionada a famílias de plantas conhecidas como Dracenas e espada-de-são-jorge. Ela é uma planta de floresta tropical, caracterizada por folhas longas e em forma de triângulo com pontas afiadas.