Contente
Sem tratamento, uma infecção renal pode causar a falência dos rins e ser fatal para o cachorro. Nem todos os cães demonstram os sintomas da infecção renal, por isso, exames veterinários regulares são importantes. Diagnosticada, a infecção renal é tratável, mas ainda pode ser perigosa. A detecção precoce é a chave para um tratamento bem sucedido.
Uma infecção renal pode causar depressão no cachorro (dog image by Michal Tudek from Fotolia.com)
Causas
A causa de infecções renais em cães é a presença de bactérias nos rins. As bactérias podem entrar no sistema do animal por meio de água ou alimentos contaminados. Uma vez na corrente sanguínea, elas se alojam na bexiga, causando uma infecção do trato urinário. Se a infecção não for tratada, pode se espalhar para os rins, causando uma infecção mais grave, de acordo com os veterinários do Mar Vista Animal Medical Center, em Los Angeles.
Identificação
Um cão com uma infecção renal mostra uma variedade de sintomas. Estes incluem se abaixar em cócoras sem urinar, dor na região dos rins, apatia, depressão, perda de interesse em alimentos, perda de peso e sangue na urina, de acordo com ThePetCheckup.com. O cão pode não apresentar estes sintomas até que a infecção esteja avançada.
Diagnóstico
O diagnóstico de uma infecção urinária consiste em uma análise de urina. Se a infecção não desaparecer depois de tomar os antibióticos, o veterinário pode optar por fazer uma urocultura para verificar se há infecções secundárias, de acordo com veterinários da Mar Vista Animal Medical Center. Estes exames podem não confirmar a presença de uma infecção renal, mas com a existência de outros fatores, tais como a febre associada com uma infecção, uma contagem elevada de glóbulos brancos e dor na região dos rins, o veterinário pode fazer o diagnóstico.
Tratamento
O tratamento envolve antibióticos. De dez a quatorze dias de medicação é o período de tempo necessário para um cão com uma infecção urinária normal. Com uma infecção nos rins, este período aumenta para quatro a seis semanas. Uma vez finalizado o tratamento, o veterinário pode pedir uma nova amostra de urina para garantir que a infecção acabou.
Prevenção e solução
Para evitar a infecção urinária canina, é preciso manter a área limpa e oferecer água potável. Se o sistema imunológico do cão for comprometido, a infecção urinária canina muitas vezes se transforma em uma infecção renal, de acordo com veterinários de Mar Vista Animal Medical Center. Manter o cão em dia com suas vacinas e alimentá-lo com uma dieta saudável pode ajudar a manter um forte sistema imunológico e ser menos suscetível a uma infecção.