Contente
Euphorbia lactea é um cacto indígena de aparência incomum, proveniente da Ásia e da Índia. Requer temperaturas quentes para sobreviver e é resistente apenas no Departamento da Agricultura dos EUA, zonas 10 e 11. Em áreas mais frias, é cultivado em um plantador e mantido como uma planta de casa, ou levado ao ar livre durante o tempo quente.
Euphorbia lactea possui uma aparência bem diferenciada (cactus image by Ruta Saulyte from Fotolia.com)
Descrição
A Euphorbia lactea é também chamada de "planta candelabro", por causa de sua forma ramificada aleatória. Ela tem ramos amplos, verdes claros ou escuros, com bordas onduladas. Tem caule rígido como de um cacto, e ramos revestidos com espinhos afiados. Cada ramo é listrado com linhas amarelas ou brancas. Algumas variações crescem numa altura suficiente para serem considerados arbustos, enquanto outros alcançam uma altura de apenas 30 cm.
Condições para crescimento
A Euphorbia lactea é uma planta tropical e exige altas temperaturas, a fim de se desenvolver. Ela tem um melhor desempenho com exposição total ou parcial ao sol. Uma excelente drenagem do solo é vital, porque esta planta armazena umidade em suas hastes, e pode morrer se receber muita água. Um solo para plantio composto de areia e argila é eficiente para o envasamento. Se plantar na terra, escola uma área onde a umidade seja drenada rapidamente após uma chuva forte.
Manutenção e cuidado
A euphorbia lactea não é uma planta de alta manutenção e cresce constantemente se suas necessidades forem atendidas. Fornecer a quantidade certa de água é essencial. Durante a primavera e o verão, adicione água somente se o solo para crescimento parecer estar totalmente seco. Se toda a água escorrer para o fundo do plantador, despeje-a. Água apenas uma vez durante o inverno, quando a planta não estiver crescendo ativamente. Elimine os caules mortos ou danificados. Use luvas de proteção quando for realizar a poda para impedir que a pele entre em contato com a seiva irritante desta planta.
Perigos da Euphorbia lactea
A seiva da Euphorbia lactea é tóxica, não podendo ser ingerida, e também causa irritação à pele e aos olhos. Diarreia, bem como náuseas e vômitos podem ocorrer se qualquer parte da planta for consumida. O contato com a pele pode causar bolhas, vermelhidão e inchaço, embora os sintomas não ocorram sempre de imediato e não duram muito tempo. Mantenha a Euphorbia lactea longe de crianças e animais domésticos. Lave imediatamente qualquer área da pele exposta à seiva, e peça ajuda médica imediatamente se a planta for ingerida, ou se a seiva entrar nos olhos, ou se a irritação na pele persistir.