Contente
Os formulários para vagas de trabalho normalmente têm um campo sobre a pretensão salarial ou o salário mínimo pretendido. Os candidatos poderão hesitar ao responder essa pergunta, ficando em dúvida se o valor pretendido é diferente do salário que o empregador pretende oferecer.
Os candidatos poderão hesitar para responder sobre a sua pretensão salarial (Photodisc/Photodisc/Getty Images)
Valor negociável
É aceitável responder como "Negociável" a pergunta sobre pretensão salarial. Se o currículo do candidato for forte, o empregador terá interesse em discutir o salário durante uma entrevista ou antes da contratação.
Especificar uma faixa salarial
Se o candidato indicar uma pretensão salarial que seja mais baixa do que a quantia que a empresa pretendia oferecer, o empregador poderá considerar oferecer mais do que o estipulado. Por outro lado, se pedir um salário considerado alto em comparação ao mercado, talvez o formulário ou currículo seja desconsiderado. Caso "Negociável" não for considerada uma resposta aceitável pelo possível empregador, a melhor opção será mencionar uma faixa salarial com os valores mínimo e máximo aceitos para a função. Esses valores, porém, devem ser informados com base em pesquisa salarial. Mesmo quando se escreve apenas "Negociável", as pesquisas salariais irão ditar os limites da negociação.
Pesquisa salarial
Qualquer candidato deve fazer pesquisas salariais. As quantias costumam variar com base nas qualificações do candidato, saúde financeira da empresa e localidade.
Organizações profissionais
Muitas profissões têm organizações profissionais que fornecem dados sobre média de salários. Você poderá averiguar se há um serviço desse tipo para a sua classe profissional.
Benefícios
O salário é apenas um dos componentes do pacote de compensações que as empresas costumam oferecer. Benefícios como convênio médico, planos de aposentadoria, férias, sistema de folgas e reembolso educacional também devem ser considerados. Os benefícios podem variar significativamente de empresa para empresa. Preferências pessoais como a localidade da empresa e a relação trabalho-vida pessoal também devem ser avaliadas na hora de determinar uma faixa salarial aceitável.