Contente
A marcaína (bupivicaína) é uma anestesia local usada para reduzir ou prevenir a dor. É usada em vários tratamentos, que abrangem procedimentos dentários até trabalhos de parto.
A marcaína é utilizada para reduzir a dor (doctor with injection image by Lisa Eastman from Fotolia.com)
Dor nas articulações
A marcaína mistura com esteroide pode ser injetada diretamente na articulação para controlar a dor de uma cirurgia, trauma ou doenças crônicas como a artrite reumatoide. Ela pode aliviar a dor em um período de tempo que varia de 8 a 12 horas, enquanto o esteroide age diminuindo a inflamação.
Dores nas costas
As injeções de marcaína são utilizadas em um discograma para ajudar na localização da fonte da dor. Anestesiando certos nervos que provêm de sua espinha dorsal, os médicos podem descobrir especificamente quais nervos estão mandando mensagens ao seu cérebro, e são capazes de tratá-los individualmente, permitindo que você diminua ou pare de fazer uso de analgésicos regularmente, o que prejudica no funcionamento de seu corpo.
Dor no parto
A injeção de marcaína é usada também em partos. Ela previne que a mulher sinta a parte de baixo de seu corpo, mas não interfere no trabalho. Como a anestesia é local, ela não causa riscos ao bebê.
Efeitos colaterais
De acordo com o site Rx.List.com, uma reação alérgica a marcaína pode causar "erupções cutâneas, dificuldade em respirar e inchaços no rosto, lábios, língua e garganta". Se caso isso acontecer, ligue para a emergência imediatamente, ou dirija a pessoa com alergia ao hospital mais próximo. Sintomas menos urgentes, mas ainda preocupantes podem envolver respiração baixa, frequência cardíaca alta ou baixa, ansiedade, tontura, cansaço e dificuldade para urinar.