Instrumentos para craniotomia

Autor: Roger Morrison
Data De Criação: 22 Setembro 2021
Data De Atualização: 19 Junho 2024
Anonim
Instrumentais Cirúrgicos Neurologia
Vídeo: Instrumentais Cirúrgicos Neurologia

Contente

De todos os procedimentos médicos que uma pessoa pode se submeter, craniotomia é um dos mais sérios. Esse procedimento se refere a uma cirurgia que envolve abrir ou remover parte do crânio. Craniotomias podem ser realizadas para permitir o acesso ao tecido cerebral subjacente em uma cirurgia neurológica.


Craniotomias exigem instrumentos para cortar através do duro osso craniano (NA/Photos.com/Getty Images)

Braçadeira de crânio

A braçadeira de crânio, também chamada de braçadeira Mayfield, é um aparelho de metal que mantém a cabeça parada para permitir que o médico opere. A braçadeira se prende à mesa cirúrgica e possui três pontos para amarrar o crânio firmemente. Um pino é posicionado contra a testa e os outros dois dão apoio para a região posterior do crânio.

Bisturis e tesouras

Bisturis são necessários para realizar incisão na pele sobre o crânio. Bisturis são lâminas extremamente afiadas, normalmente feitas de aço, titânio ou outro metal rígido. Neurocirurgiões também podem usar tesouras cirúrgicas afiadas para fazer incisões pequenas na pele ou para cortar bandagens ou outros materiais cirúrgicos.


Perfuradora

Uma perfuradora de alta potência chamada de craniotomo é necessária para penetrar no osso duro do crânio. Essa perfuradora pode ser pequena e manipulável com a mão (como as elétricas que existem e casa), mas foi desenvolvida especificamente para fins cirúrgicos. Craniotomias costumam envolver a perfuração de um "orifício de trepanação", do qual os médicos podem extrair o "pedaço do osso" para se obter acesso ao cérebro.

Outros instrumentos

Craniotomias exigem o uso de acessos intravenosos para injetar fármacos e remover fluidos, incluindo o líquido cefalorraquidiano. Um cateter Foley pode ser usado para retirar urina do paciente. Um monitor de pressão intracraniana (MPI) serve para manter sob controle a pressão e o inchaço do cérebro durante a cirurgia. Um dreno ventricular externo (DVE) é usado para remover líquido cranial e aliviar a pressão.