Contente
Todos sabemos que os astrônomos usam telescópios para estudar os confins do espaço. Mas o telescópio seria inútil se não fosse pelos aparelhos que medem e analisam a luz que recebem. Frequentemente, os astrônomos criam seus próprios instrumentos de acordo com aquilo que estudam. Outras vezes, usam aparelhos criados que já foram criados há décadas.
Sem os instrumentos certos, os telescópios dos astrônomos seriam inúteis (refractor telescope image by Jim Mills from Fotolia.com)
Fotômetro
O aparelho mais comum dos astrônomos é o fotômetro. De acordo com o Observatório McDonald da Universidade do Texas, ele mede a intensidade da luz recebida pelos telescópios. Geralmente, eles criam fotômetros especializados para telescópios específicos. Nesse Observatório, por exemplo, o telescópio Otto Struve tem um fotômetro especial, o Argos, que detecta os fótons recebidos.
Espaço (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)Grades de difração
As grades de difração são usadas para dispersar fontes de luz em um determinado espectro. Esse processo permite que os astrônomos estudem o espectro de luz proveniente dos corpos celestes.
Espectrômetros
Os astrônomos usam espectrômetros para estudar a intensidade da luz proveniente dos planetas, estrelas e outros corpos do espaço. Através desse processo, é possível determinar o quão longe a Terra está do corpo celeste e a sua idade provável.
Galáxia (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)Filtros
Os filtros de vidro são equipamentos importantes que são usados para fazer imagens dos corpos celestes. Os filtros permitem que a luz de determinados comprimentos de onda passem, enquanto bloqueia a luz de outros comprimentos de onda. Isso é importante pois é possível isolar e estudar cores específicas da luz dos planetas, estrelas e outros corpos do espaço.