Jogos romanos usados por crianças romanas

Autor: Charles Brown
Data De Criação: 8 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 27 Junho 2024
Anonim
Jogos romanos usados por crianças romanas - Artigos
Jogos romanos usados por crianças romanas - Artigos

Contente

Porque os escritores da época raramente retratavam atividades comuns, nosso conhecimento sobre os jogos infantis da Roma antiga vem principalmente da arte e artefatos. Esconde-esconde e pula carniça são reproduzidos em obras de arte romana e arqueologistas encontraram bambolês, bonecas e cordas de pular tanto na arte como em escavações. No entanto, existem poucos jogos que eram exclusivos da Roma antiga.


Existem poucos registros de brincadeiras da Roma antiga (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Bugalha

Os romanos usavam ossos de tornozelos de cabras ou ovelhas como bugalhas, ferramentas de jogos ou apostas similares aos dados atuais. Esses ossos tinham quatro lados diferentes. A versão infantil era jogada com um jogador lançando um osso para cima e tentando pegar todos os outros ossos do chão antes de pegar o que está no ar com a mesma mão.

Jogos de tabuleiro

Arqueólogos às vezes encontram o formato de grade raspado no chão de casas escavadas, e obras de arte romanas mostram jogos de tabuleiro usando essas grades. As regras se perderam com o tempo, mas pedras de cores diferentes ou pedaços de grama eram usados de uma maneira similar ao xadrez hoje.

Par ou ímpar, ou Micatio

O micatio (ou micatio digitorum) era comum e popular, provavelmente porque não exigia muitas coisas. Os jogadores ficam em círculo e se preparam para mostrarem uma das mãos exibindo de um a cinco dedos; ao mesmo tempo eles gritam se o valor da soma será par ou ímpar. Outra variação permite que os jogadores segurem uma quantidade de pedras na mão em vez de mostrarem os dedos. O micatio era usado muitas vezes como um jogo de aposta, com o valor sendo determinado pela soma de dedos ou rochas.


Jogos de dado e aposta

De acordo com Lionel Casson no livro Dia a dia da Roma antiga, até as crianças participavam de jogos de aposta. Isso incluía dados, micatio e cleromancia e a recém mencionada bugalha.

Tali, ou bugalha, jogada como jogo de azar tinha regras complexas. Os jogadores jogavam quatro ossos e ganhavam pontos baseado em qual dos quatro lados estava virado para cima. Em outra variação, um jogador lançava seus ossos um de cada vez em uma jarra de vidro com a boca pequena. Apenas as peças que caíam dentro da jarra poderiam ser contadas.