Contente
A falta de nutrientes na dieta, reações alérgicas a produtos químicos em sapatos novos, inflamação nos nervos, artrite, hipotiroidismo ou até mesmo diabetes podem fazer com que os pés ou as panturrilhas formiguem. Esse problema, também conhecido como síndrome de Grierson-Gopalan, pode causar uma sensação de queimação acompanhada por dor moderada a severa. Embora uma variedade de medicamentos esteja disponível para tratar essa doença, alguns remédios caseiros podem ajudar a aliviar o desconforto dos sintomas.
Água
Um dos remédios naturais mais potentes para a sensação de queimação nos pés e nas pernas é a imersão deles em água gelada. Acrescente alguns cubos de gelo à água em temperatura ambiente. Para um alívio mais duradouro, mergulhe os pés em uma solução de água com vinagre pelo menos duas vezes ao dia.
Cataplasma de pimenta
Um cataplasma de pimenta pode ajudar a aliviar o formigamento e sensação de queimação nos pés. Junte uma dúzia de pimentas e as aqueça em fogo alto. Amasse e coloque-as em um pano limpo e fino, formando uma espécie de trouxa. Coloque o cataplasma sobre a área afetada das pernas e dos pés. O calor da pimenta reduz a dor de maneira mais segura que medicamentos orais e sem efeitos colaterais.
Sapatos adequados
Se tiver tendência a formigamento nos membros inferiores, sempre use meias de algodão limpas e secas. Meias que protegem os pés da umidade ajudam a prevenir os sintomas. Troque-as a cada oito horas durante o dia.
Sapatos confortáveis são essenciais para o alívio da queimação nos pés. Troque o calçado com frequência e apenas compre sapatos de couro ou de tecido. Se a curva interna do seu pé for alta, será preciso ter uma palmilha lisa. Já para curvas menos acentuadas, deve-se usar palmilhas com maiores curvaturas. Compre sapatos que sejam específicos para o seu tipo de pé e que deem apoio suficiente para passar o dia. Não use muito os calçados novos nos primeiros dias, até que os pés tenham se acostumado a eles.
Exercícios
Exercícios de alongamento podem ajudar a aliviar a dor dos pés e das pernas. Fique a mais ou menos 1 m de uma parede e coloque as mãos sobre ela, com as palmas encostadas. Incline-se para frente, trazendo um joelho em direção à parede e se apoiando nos cotovelos. O calcanhar do outro pé deve estar no chão e a perna estendida. Incline-se até sentir um leve alongamento do músculo da panturrilha. Repita com a outra perna.
Como regra geral, também ajuda evitar ficar de pé na mesma posição por um período prolongado de tempo.
Remédios dietéticos
Evite açúcar, alimentos ricos em carboidratos, álcool e tabaco. Dietas ricas em complexos de vitamina B e niacina ajudaram algumas pessoas a aliviarem a dor e o formigamento dos pés. Coma verduras de folhas verdes, feijão, ervilhas, castanhas, leite e ovos para acrescentar esses nutrientes à sua dieta.