Contente
O termo "laje de concreto flutuante" pode ser um pouco enganador, pois a laje, de fato, não flutua no ar, mas descansa sobre um leito de areia, o que ajuda a absorver e amortecer o choque sobre a laje. Alguém que esteja disponível e disposto a realizar um pouco de trabalho duro, provavelmente pode instalar uma laje flutuante sozinho. A chave para a construção de uma laje de concreto bem-sucedida é a preparação, por isso certifique-se de ter tempo suficiente para fazer esse trabalho corretamente ou então pode acabar com rachaduras, o que será muito caro para consertar.
Instruções
Construir uma laje de concreto flutuante é moderadamente fácil (Comstock Images/Comstock/Getty Images)-
Determine o tamanho desejado para a laje. Com um martelo, insira uma estaca de metal de 8 cm onde deve ficar um canto da laje e use isso como seu ponto de referência para medir e localizar os outros cantos. Instale as estacas de 8 cm nos outros três cantos, onde será construída a laje, assumindo que a estrutura seja quadrada ou retangular. Amarre um barbante no chão entre as estacas para determinar o contorno da laje. O barbante será a parte superior da laje, então use um nível de carpinteiro para se certificar de que os barbantes estejam nivelados e ajustados, se necessário.
-
Cave um buraco 90 cm abaixo da área demarcada pelos barbantes. Você precisará cavar toda a área dentro das estacas e dos barbantes, onde a laje será localizada. Se estiver fazendo isso sozinho, você pode querer alugar uma retroescavadeira caso a laje seja grande, pois cavar com as mãos poderá ser um trabalho árduo.
-
Coloque 8 cm de rocha-ervilha uniformemente em toda a base do buraco. Use um compactador de solo para compactar a base de cascalho. É muito importante ter essa base para garantir a drenagem adequada. Água parada embaixo de uma laje pode resultar em danos ao concreto e vazamentos de água.
-
Coloque 70 cm de areia em cima do cascalho. Faça isso em camadas, para garantir a compactação adequada. Após a colocação de cada camada, use o compactador de solo para se certificar de que você tenha uma base sólida. A parte superior da areia deve estar 20 cm abaixo do topo dos barbantes.
-
Instale formas de cimento feitas de placas de 38 mm por 235 mm. Comece em um canto e coloque duas placas na borda e com a junta de topo das duas placas no canto. Você precisará cavar uma trincheira de poucos centímetros de profundidade, onde as formas se assentarão. Use estacas do lado de fora das placas para segurá-las verticalmente e para proporcionar resistência. Fixe as placas nas estacas utilizando pregos, mas não enfie os pregos completamente, pois assim você poderá removê-las facilmente. A parte superior das formas será igual à superfície de topo da laje, então utilize um nível de carpinteiro para garantir que as formas estejam niveladas. Use os barbantes para guiar a colocação das formas. A área no interior das formas será o tamanho da laje. Aterre do lado de fora das formas e remova as estacas de metal e os barbantes.
-
Coloque uma folha de plástico sobre toda a área. Use fita adesiva para selar todas as emendas. Essa será a barreira de vapor e ajudará a evitar a entrada de umidade na laje vinda do chão.
-
Coloque a malha de metal em cima da areia. É preciso cobrir a maior parte da área que a laje ocupará. Insira os vergalhões de aço na areia em linha a cada 90 cm. Os vergalhões devem ser postos cerca de 8 cm acima do topo da areia. Levante a malha de metal e anexe-a ao topo dos vergalhões. A malha deverá agora estar "flutuando" acima da areia.
-
Misture o concreto de acordo com as especificações listadas na embalagem do saco de cimento em um misturador de cimento. Normalmente, a mistura é uma parte de cimento, duas partes de areia e três partes de cascalho. Comece colocando uma pá cheia de cimento, em seguida, duas pás cheias de areia e três pás cheias de cascalho no misturador de cimento. Misture bem. Acrescente cerca de 2 L de água à mistura e deixe o misturador combinar completamente os ingredientes. A mistura deve ficar com a consistência de manteiga de amendoim, para isso você precisará adicionar um pouco mais de água. Se não tiver acesso a um misturador de cimento, pode-se simplesmente misturar os ingredientes em um carrinho de mão com uma pá. Essa forma será mais trabalhosa, mas pode ser igualmente eficaz.
-
Despeje o concreto nas formas. Idealmente, você deve preencher toda a laje de uma só vez, mas, se estiver misturando o concreto sozinho, precisará misturar vários lotes muito rapidamente, pois o concreto não pode secar antes de você terminar. Use um vibrador de concreto para remover quaisquer bolhas de ar no concreto. Depois de preencher as formas, utilize uma tábua de 38 mm por 89 mm com uma tela sobre a parte superior das formas para remover qualquer excesso de concreto. Termine alisando o concreto com uma colher de pedreiro.
-
Aguarde o cimento secar por pelo menos dois dias. Arranque os pregos das estacas e remova-as do chão. Retire as formas e você terá uma laje de concreto flutuante.
O que você precisa
- Trena
- Martelo
- 4 estacas de metal de 1 m
- Barbante
- Nível de carpinteiro
- Pá ou retroescavadeira
- Rocha-ervilha
- Compactador de solo
- Areia
- Placas de madeira de 38 mm por 235 mm
- Pregos
- Folhas de plástico
- Fita
- Malha de metal
- Vergalhões de aço ou pregos
- Cimento
- Misturador de cimento ou tambor da roda
- Cascalho
- 2 L de água
- Vibrador de concreto
- Ripas de 38 mm por 89 mm
- Colher de pedreiro