Contente
Mapas topográficos usam linhas de contorno para indicar elevações. Em todos os pontos de uma linha de contorno, a altitude será a mesma. Essas linhas nunca se cruzam, já que um ponto não pode ter duas altitudes diferentes. Todo mapa topográfico tem uma escala que indica a diferença entre uma linha de contorno e a seguinte. Algumas linhas têm a sua altitude escrita nela própria também, em pés ou metros. Descobrir se uma área é alta ou baixa é simples. Basta determinar as duas linhas mais próximas e usá-las como referência.
Instruções
Linhas de contorno indicam altitude. Um círculo fechado sem nenhum outro dentro dele indica o topo de uma montanha (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)-
Marque a área que lhe interessa. Mapas topográficos podem ser bem complexos. Marcar lhe ajudará a não se perder.
-
Determine se o seu ponto está diretamente sobre uma linha ou entre duas. Se estiver exatamente sobre uma linha, a altitude será precisa. Caso contrário, só é possível estimar. Um ponto entre duas linhas terá uma altitude entre a que está marcada em uma e a outra.
-
Procure a linha mais próxima que tenha uma altitude escrita. Anote.
-
Ache agora a mais próxima na direção oposta. É mais alta ou baixa? Isso lhe dirá a inclinação da montanha. Se for mais alta, uma pessoa andando do ponto que você marcou no ponto 3 para este estará subindo. Caso contrário, ela estará descendo, e seu ponto será mais baixo do que o ponto com uma altitude escrita mais próximo.
-
Ache a escala, que geralmente fica na parte de baixo do mapa. Anote o intervalo entre as linhas de contorno.
-
Conte o número de linhas de contorno entre a sua e a próxima com a altitude marcada.
-
Multiplique o intervalo de contorno pelo número de linhas entre o seu ponto e o próximo com a altitude escrita. Se o seu ponto for mais alto que este, some o número. Se for mais baixo, subtraia. O resultado será a altitude do seu ponto de interesse.
Dicas
- Você também pode descobrir a inclinação do morro localizando a linha de contorno mais próxima que se fecha sem nenhuma outra dentro. Isto indica o cume, e todas as linhas em volta são elevações menores.
Aviso
- Fique atento a linhas de contorno que sejam tracejadas ao invés de retas, com um quadriculado por dentro. Essa notação só é usada quando o sistema tradicional não é capaz de expressar a natureza do relevo, como pode ocorrer se alguém cavar um buraco no cume de uma montanha. Uma linha tracejada indica que a área é mais baixa que qualquer outra no entorno.