Contente
Trompete é um instrumento musical com o maior registro (ou intervalo) na família de sopro e a música para ele é sempre escrita em clave de sol. Conhecendo o básico de teoria musical, aprender a ler as notas para o trompete será fácil. Se não, será necessário aprender lendo as instruções abaixo e, lentamente, soando seu caminho através de várias notas e escalas.
Instruções
Trompete (AliBaba.com, BlankSheetMusic.net, EpianoStudio.net, OCMusic.com)-
Familiarize-se com a aparência das partituras: cinco linhas, sendo uma sobre a outra. O símbolo à esquerda significa que você está lendo a música na clave de sol, o que será comum para toda música com o trompete. Os dois "4", um sobre o outro, são chamados de assinatura de tempo. O "4" superior indica que haverá quatro batidas por medida (uma espécie de sentença musical) e o "4" na parte inferior indica que um quarto de nota constitui uma batida.
Clave de sol e os dois "4" -
Familiarize-se com os diferentes tipos de notas musicais. As notas são diferentes, dependendo de quanto tempo são sustentadas. A nota inteira (à direita) é um círculo aberto e, em um tempo 4/4, é sustentada por quatro batidas. Uma meia nota (centro) é um círculo aberto com uma linha vertical sobre sua extremidade, que é realizada por duas batidas. Uma semínima (as duas primeiras notas à esquerda) parece uma meia nota, exceto pelo fato de o círculo ser preenchido, e é mantida por uma batida. Uma colcheia parece com uma semínima, exceto pelo fato de ter uma pequena "cauda" no final da sua linha e ser mantida pela metade de uma batida. Uma linha vertical que separa as notas significa uma ruptura na medida e duas linhas verticais significam o fim da peça. Assim, a imagem abaixo é de uma peça musical que consiste de duas medidas. Como ela é de 4/4 de tempo, perceba que cada medida consiste de quatro batidas totais.
Notas musicais -
Agora você conhece os diferentes comprimentos de notas, mas como sabe quais notas são? As notas são nomeadas com letras de A a G. Esta imagem mostra uma escala de C maior simples. A primeira nota sobre a parte inferior é chamada de C central; da esquerda para a direita, as notas sobem para D, E, F, G, A, B e C, novamente. Para tocá-las, sopre no bocal durante o uso do dedilhado correto. Para memorizar quais notas usar com o dedilhado, consulte um gráfico de dedilhado (consulte na seção "Recursos"). Em geral, pressionar os lábios produz notas mais altas, enquanto relaxar os lábios produz notas mais baixas.
Escala de notas -
Tocada na escala de C, cada nota é um passo completo afastado individualmente. Mas outras notas, chamadas sustenidos e bemóis, existem entre estes passos completos. O sustenido é um meio passo acima de uma nota, enquanto que um bemol é um passo abaixo de um meia nota. Por exemplo, um C sustenido é um meio passo acima de um C e um meio passo abaixo de um D. Um D bemol é a mesma coisa que um C sustenido. Há duas exceções: Não há B sustenido ou C bemol e não há E sustenido ou F bemol. Os sustenidos são indicados pelo sinal de libra (#), enquanto que o sinal para os bemóis parece uma minúscula letra "b".
Sustenido e bemol -
Tal como acontece com todo o instrumento, pratique, pratique e pratique. Com a ajuda de um gráfico de dedilhado, toque a escala de C maior e experimente diferentes comprimentos de notas, mantendo um ritmo consistente e descobrindo quão alto ou baixo pode ir. Eventualmente, você será capaz de reproduzir música com arranjo, ler música em chaves diferentes ou até mesmo escrever a sua própria música.
O que você precisa
- Trompete
- Partituras
- Livro de música para iniciantes e estudantes de trompete