Contente
Os cães podem desenvolver lesões dentro do baço. Essas lesões podem causar sérios efeitos adversos na saúde do cão e devem ser avaliadas por um veterinário para diagnóstico e tratamento adequados.
Os cães podem desenvolver lesões dentro do baço (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Identificação
Uma lesão esplênica é uma massa encontrada dentro do baço. Estas lesões podem ser benignas ou malignas, podendo necessitar de tratamento e remoção cirúrgica.
Hemangiossarcoma canino
Segundo o College of Veterinary Medicine, na Universidade da Geórgia, a lesão mais comum dentro do baço canino é o hemangiossarcoma (ou HSA). Este tipo de lesão é responsável por 51 a 66% de todos os tumores esplênicos . O HSA ocorre com mais frequências em cães de raças grandes, com idades entre 8 a 13 anos. É um tumor maligno que também pode afetar o coração, pele, pulmões, aorta, cavidade oral, rins, osso, músculo, trato urinário, língua, intestinos, próstata, vagina, conjuntiva e peritônio. O prognóstico para os cães com HSA é precário, mesmo com o tratamento agressivo.
Tumores de mastócitos
Os tumores de mastócitos, ou mastocitomas, começam geralmente na pele e podem se deslocar para os linfonodos, baço, fígado e medula óssea. São responsáveis por aproximadamente 20% de todos os tumores relacionados à pele, e ocorrem geralmente em cães com cerca de 8 a 9 anos de idade. Os tumores de mastócitos dentro do baço produzem sintomas, como perda de apetite, vômito, fezes alcatroadas negras e dor abdominal.
Hematona/Hiperplasia nodular
Os hematomas e a hiperplasia nodular são lesões encontradas com frequência dentro do baço. Segundo o American College of Veterinary Surgeons, eles respondem por cerca de 20 a 41% de todas as lesões encontradas no baço. Essas lesões são benignas. A remoção cirúrgica é um tratamento bem-sucedido na maioria dos cães.
Considerações
Se o seu cão apresentar sintomas incomuns, consulte um veterinário. A detecção precoce é a chave para o tratamento das lesões e massas dentro do baço.