Contente
O "aguamento" é causado por uma inflamação nas linhas brancas (lâminas) do casco do cavalo. Este tecido fibroso resistente liga o casco a estrutura óssea do pé. A inflamação das lâminas (laminite) pode causar a separação da parede do casco do osso, fazendo com que se solte. Se não tratado, o problema pode colocar tensão sobre as lâminas enfraquecidas, o que dificulta a recuperação e leva a possíveis problemas comuns como o cavalo compensar a dor em seus pés. O protocolo de tratamento de cascos tem uma solução.
Instruções
O bem-estar dos pés de um cavalo é essencial para sua saúde em geral (horse image by Katarzyna Szura from Fotolia.com)-
Limpe o casco do cavalo, expondo a linha branca esticada (que estará arenosa e enegrecida com a sujeira). Coloque a borda das pinças logo ao lado do local onde a sola do pé encontra a borda das lâminas comprometidas (dentro da linha branca). Comece com o dedo do pé e remova o crescimento do casco cortando através da linha branca até a parede com um ângulo de 45 graus da sola.
-
Apare ao redor do casco do dedo para o calcanhar e continue a cortar a linha branca esticada a um ângulo de 45 graus . Procure onde a linha torna-se estreita e apertada, muitas vezes sobre ou logo atrás da parte mais larga do casco, ou quase nos calcanhares. Corte apenas o exterior da linha branca, uma vez que uma linha fina indica lâminas não estiradas, que devem ser deixadas intactas.
-
Corte ou nivele o calcanhar ao solo (onde se apoiam os calos). Raspe a borda do casco para remover qualquer aspereza e apresentar um chanfro suave de 45 graus.
-
Coloque o pé do cavalo para a frente em um suporte ou em seu joelho, de modo que você possa ver o lado externo do casco, em vez do fundo. Aplique um padrão "arredondado mustang" (arredondar levemente o casco do cavalo para fortalecê-lo) raspando uma transição suave entre o corte chanfrado e a superfície da parede do casco. Use o lado fino da grosa de casco para suavizar ainda mais a borda, em seguida, use o bloco de lixa para ajudar "apertar" as fibras e evitar que apareçam ou lasquem.
-
Repita o modelo mustang cortando a cada três a quatro semanas, até que a dilatação do casco tenha sumido e a linha branca não mostre sinais de alongamento. Evite cortar ou raspar as lâminas de uma vez que as danificadas tenham sumido.
Dicas
- Se seu cavalo sempre sofrer de laminite, a nutrição inadequada pode ser a culpada.
- Apare frequentemente e você poderá usar somente a grosa.
Aviso
- Evite cortar a sola quando usar um alicate para cortar a dilatação, uma separação da parede do casco como essa fará com que seu cavalo sinta dor e pode levar à infecção ou comprometer ainda mais a estrutura de apoio do casco.
- Resista a remover o alargamento por raspagem a partir do exterior do casco, já que esta dilui a parede, enfraquecendo a estrutura de suporte, enquanto não fizer nada para resolver a causa do problema.
- Obtenha ajuda de um profissional de cuidados naturais de casco se você não se sentir capaz de realizar o procedimento por conta própria.
O que você precisa
- Pinças de cascos
- Grosa para cascos
- Bloco de lixa
- Luvas