Contente
Uma coisa é uma mulher ser forte e assertiva, outra é ela demonstrar padrões doentios de controle em relacionamentos. Se você está interagindo com uma mulher dominadora, você precisa confrontá-la e estabelecer limites firmes. Uma mulher dominadora pode não estar ciente de que ela está agindo dessa forma. Tato e honestidade são fundamentais para a abordagem inicial.
Instruções
Mulheres dominadoras pisam nas pessoas se não são confrontadas (BananaStock/BananaStock/Getty Images)-
Escreva uma lista de situações em que você sentiu que a mulher em questão agiu de uma maneira controladora e dominadora. Evite descrições como "você foi mandona ontem no refrigerador", pois esse é um ponto subjetivo. Use descrições concretas e impessoais como "ontem, no refrigerador, você me disse para voltar para a minha mesa, ainda que você não tivesse autoridade para me dar essa ordem. Seu rosto estava vermelho e você apontou seu dedo para mim".
-
Marque um horário com a mulher em questão. Diga a ela que você aprecia seu papel em sua vida e fale sobre suas melhores virtudes. Conte a ela que você precisa falar sobre alguns comportamentos dominadores que acha que ela está manifestando. Leia a lista de incidentes específicos e peça que ela só responda quando todos os tópicos forem falados. Peça que ela ouça as críticas de coração aberto, e diga que fará o mesmo quando ela responder.
-
Fale a ela que a dinâmica em seu relacionamento precisa mudar. Estabeleçam, juntos, regras básicas para o relacionamento. Se ela não quiser participar, estabeleça-as você mesmo. Algumas fronteiras interessantes para serem estabelecidas são: não imponha nenhuma opinião mais de uma vez, não peça que eu faça algo que você não tem autoridade para demandar, e cuide de suas próprias coisas em vez de tentar controlar cada detalhe da minha vida.
-
Deixe-a saber que, no futuro, você irá confrontá-la no momento em que sentir que ela está agindo de maneira dominadora. Diga a ela que, se o comportamento continuar, você precisará sair do relacionamento até que as mudanças propostas sejam feitas. Caso a mulher em questão seja uma colega de trabalho, diga que você irá informar o problema ao seu superior caso a situação não seja resolvida.
-
Fortaleça o relacionamento agradecendo à mulher em questão por ter se encontrado com você e diga que você valoriza o relacionamento e a ela.
Dicas
- Mantenha-se apegado aos seus recursos e confronte comportamentos inadequados imediatamente. Você tende a tolerar comportamentos dominadores após um momento de confronto. Isso é um erro e indica à mulher que esses comportamentos são normais.
- Faça um treinamento sobre assertividade se você tende a ceder diante de uma mulher dominadora. Isso vai ajudá-lo a ser mais firme e a estabelecer limites.
Aviso
- Não entre em uma discussão com uma mulher dominadora. Esse é seu passatempo, e a situação só irá se agravar. Simplesmente mantenha-se firme em relação aos limites que você estabeleceu e recuse-se a justificá-los. Esses são seus limites pessoais no relacionamento, e pronto.