Contente
As civilizações antigas conheciam e usavam o cobre para muitas finalidades, incluindo jóias. Suas limitações envolvem sua composição macia, mas não dura o suficiente para fazer ferramentas. Um dos elementos que se combinam com o cobre é o estanho. Basta apenas uma pequena quantidade de estanho adicionado para fazer uma liga, uma combinação de metais, que tem resistência. Esta combinação de cobre e estanho é o bronze, a única liga formada a partir desta combinação.
O bronze tem sido usado em estátuas desde tempos ancestrais (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)
Características do cobre
Os cientistas classificam o cobre, ou Cu, como um elemento de transição, embora ele seja geralmente considerado um metal. Arqueólogos datam o uso de cobre em 6000 a 5000 a.C, e alguns referem-se ao período de 5000 a 3000 a.C como a Idade do Cobre. O cobre é um elemento vermelho rosado até ser exposto ao ar, quando ele oxida e se torna azul-verde. Tem um ponto de fusão de 1981 graus centígrados ou 1083 graus Celsius, e o seu aquecimento em temperaturas elevadas o separa de outros materiais em minério de cobre.
Mistura
Antigos trabalhadores que usavam cobre, conhecidos como ferreiros, experimentaram diferentes combinações de cobre e estanho para determinar a melhor mistura de bronze. O estanho torna aquele mais duro e mais fácil de moldar, mas muito estanho o torna frágil, não sendo de boa qualidade para ferramentas. A mistura adequada de cobre e estanho para o bronze é 90% de cobre e 10% de estanho.
Idade do Bronze
A Idade do Bronze refere-se ao período de tempo em determinadas civilizações quando fazer bronze era uma atividade dominante que caracteriza a vida. Tudo começou aproximadamente por volta de 3000 a.C e durou cerca de 2000 anos. O centro da Idade do Bronze foi a área da Mesopotâmia, Oriente Médio e Egito, onde o cobre e o estanho estavam disponíveis através do comércio e tecnologia existente para produção de bronze. A fabricação de bronze também se espalhou para a Europa e China.
Usos do bronze
Esculturas ao ar livre, incluindo estátuas, usam bronze e desenvolvem uma pátina azul-esverdeada em virtude de exposição ao ar. Muitas esculturas e estátuas de bronze antigas existem até hoje. A pátina é assimilada e pode produzir uma característica desigual. O bronze também é usado para caixas de correio, aros, grades e móveis. O polimento frequente mantém a cor do bronze original e evita a patina.