Contente
O bucho, o estômago gorduroso e esponjoso da vaca, é muito usado na culinária por todo o mundo. O bucho de porco, de cordeiro e de cabra também são bem consumidos em alguns lugares. Você pode encontrá-los em mercados por todo o país — conhecidos como dobradinha. Esta precisa ser bem limpada através de fervura em água e raspagem de qualquer conteúdo indigesto.
Instruções
A versatilidade do bucho torna-o útil em uma variedade de receitas, de sopas a saladas (soup tripe image by Tomasz Wojnarowicz from Fotolia.com)-
Lave bem a dobradinha em água fria, até que a água saia limpa e você não veja ou sinta nenhuma sujeira.
-
Coloque a dobradinha dentro de uma panela grande com água fervente e adicione 1 colher de sopa de sal para cada litro de água na panela. Deixe-a ferver por duas ou três horas.
-
Ponha a dobradinha fervida em uma panela de água fria e deixe-a de molho durante a noite.
-
Raspe as partes internas usando uma faca para remover qualquer sujeira restante, até que ela fique esbranquiçada e completamente limpa. Nesse momento, ela estará pronta para ser cortada e cozida da forma que quiser. A dobradinha recém-fervida pode ser servida em um ensopado de cebolas sauté, manteiga e leite para fazer um prato tradicional inglês de bucho e cebolas. Uma versão italiana inclui cozinhá-la com ervas picadas, azeite, tomates e queijo. Na Etiópia, ela é recheada com carne picada, miolo de pão, condimentos e regada com manteiga temperada.
Dicas
- O bucho normalmente é branqueado com alvejante para melhorar a aparência e ainda assegurar que quaisquer bactérias que possam ser encontradas no estômago tenham sido eliminadas.
- Como método alternativo de limpeza, ferva o bucho inicialmente por 15 minutos e, em seguida, escorra a água. Coloque água fresca na panela e o cozinhe de três a quatro horas até que fique macio.
- Os cães gostam muito de bucho cru; não é preciso limpá-lo, pois os restos nele contidos, possuem valores nutricionais para os cães.
O que você precisa
- Faca de açougueiro
- Panela grande
- Sal