Contente
A cafeína é um estimulante que ativa o sistema nervoso central, resultando em um aumento da energia, um metabolismo alterado e aumentando o estado de alerta. Ingerir um excesso de 1.000 mg de cafeína por dia pode deixar o usuário irritadiço, inquieto e ansioso. Maiores quantidades durante períodos maiores podem causar falta de sono, dores de cabeça e batimento cardíaco anormal. O uso continuado pode também resultar em vício. Cessar o uso da cafeína depois de seu consumo regular pode causar a síndrome da abstinência.
Em adicão ao café, a cafeína também aparece em uma gama de comidas e bebidas (coffee in coffee image by Maria Brzostowska from Fotolia.com)
Bebidas mornas
O café é a fonte mais comum e conhecida de cafeína. Estão aí inclusos o café regular e outras bebidas com café, como café americano, mocha, expresso e latte. Não só o café, como a maioria dos chás contém cafeína, como o chá verde, chá preto e Chai. O chocolate quente também contém cafeína, embora normalmente não chegue a 10% do valor encontrado em cafés ou chás.
Bebidas geladas
Uma grande variedade de bebidas geladas contém cafeína, incluindo o café gelado, café misturado gelado, chá gelado e sorvetes com sabor de chá ou café. Entretanto, uma única porção de sorvete tipicamente contém de 10% a 12% da cafeína contida em uma só porção das suas fontes. A maioria dos chás, cafés e leites com chocolate gelados em lata ou garrafa também contém cafeína em quantidades variáveis que vão de moderadas a insignificantes. Muitos refrigerantes como cola e de sabor de laranja contêm cafeína. Energéticos também contêm cafeína em quantidades comparáveis às encontradas no café ou chá.
Doces
Alguns doces contêm cafeína, como barras de chocolate e barras de doces que têm chocolate. Além disso, uma variedade de doces como suplemento energético está disponível. Eles contêm cafeína e incluem jujubas, quebra queixos, chiclete, balas de menta e barras de chocolate. A maioria dos doces que faz propaganda do aumento energético fornece algo em torno de 50% a 100% da cafeína encontrada em uma típica xícara de café.
Miscelânea
Versões cafeinadas de várias comidas estão disponíveis no mercado atualmente, incluindo sementes de girassol, leite com chocolate, aveia e cerveja. Além disso, algumas drogas contêm cafeína, algumas como o ingrediente ativo primário e outras como um ingrediente secundário. Por exemplo, um remédio para dor de cabeça pode conter cafeína para ajudar no alívio da dor mais rapidamente. Alternadamente, várias cápsulas que possuem basicamente só cafeína estão disponíveis como suplementos energéticos ou para a diminuição da sonolência.