Contente
Genes dominantes e recessivos fazem com que cada um de nós seja diferente. Nossas características físicas e susceptibilidade a doenças dependem de um complexo de DNA. Se um traço é dominante ou recessivo depende das partes de um gene que são predominantes. Os traços dos genes determinam muitas características, incluindo cabelo, visão, características faciais e nossos anexos.
Nosso DNA determina nossas características especiais (Thomas Northcut/Lifesize/Getty Images)
A natureza do dominante e recessivo
A combinação de genes expressa-se nos traços de uma pessoa. Há 23 pares de cromossomos em uma única célula de um óvulo fertilizado. Em cada par de cromossomos, dois genes -- um que é dominante e um que é recessivo -- estão presentes. A combinação determina a característica de uma pessoa. Genes recessivos só manifestam-se, quando o outro gene também é recessivo. A presença de um gene dominante significa que um traço dominante surgirá.
Visão
A visão tem diferenças claras em traços dominantes e recessivos. Olhos castanhos são um traço dominante sobre os cinzentos, azuis e cor de mel. A visão tem também uma base genética. A visão normal é dominante à miopia, cegueira noturna e daltonismo.
Cabelo
As características do cabelo variam dependendo de um gene dominante ou recessivo. O cabelo escuro é sempre dominante sobre o loiro e ruivo. E os cacheados sobre os lisos. A cabeça cheia de cabelo também é mais comum e dominante, enquanto a calvície é recessiva. A linha fina de cabelo formando um "V" sobre a testa domina a linha reta.
Características faciais
As características faciais são muitas vezes uma mistura de genes dominantes e recessivos de nossos pais. As covinhas dominam as bochechas lisas. O lóbulo da orelha solto da cabeça também é uma característica dominante. Um nariz adunco e lábios grandes são indicações de genes dominantes, enquanto um nariz reto e lábios finos representam genes recessivos.
Anexos
Existem alguns genes dominantes que não se expressam sempre. Dedos extras são dominantes, mas não são comuns. Dedos que carecem de articulação, dedos extras, dedos fundidos e dedos curtos também são dominantes. Um polegar reto é dominante, enquanto o curvado é recessivo. Um dedo mindinho curvado ilustra um gene dominante, enquanto um reto caracteriza recessividade.