Como as lulas soltam tinta?

Autor: Mark Sanchez
Data De Criação: 6 Janeiro 2021
Data De Atualização: 10 Poderia 2024
Anonim
Como tirar tinta de Lula.
Vídeo: Como tirar tinta de Lula.

Contente

Lulas são moluscos que comem carne e pertencem à mesma classificação animal dos polvos. Ambos se assemelham, com suas grandes cabeças e oito braços com ventosas que os ajudam a se mover. As lulas, como os polvos, soltam uma tinta mucosa preta de seus corpos para desorientar os animais que podem estar à sua caça. Essa descarga de tinta ajuda a lula a sobreviver em seu habitat.


Lulas vivem no oceano e se alimentam de peixes e outros animais marinhos (squid image by tamon from Fotolia.com)

Anatomia

As lulas possuem longas partes superiores do corpo, chamadas de mantos, que contêm sua boca, língua e bico. Dentro dessa parte estão o estômago, esôfago, ânus e funil, que permite que ela produza um jato de água que impulsiona seu corpo pelo oceano.

Dois tentáculos e oito braços com ventosas estão ligados ao manto e ajudam a lula a pegar as presas e levá-las à boca. Também presa ao manto está uma bolsa mucosa alongada que produz a tinta.

Bolsa de tinta

A bolsa alongada de tinta está localizada perto do funil e ânus da lula. A tinta é feita de melanina, o mesmo pigmento de coloração que determina a cor da pele de humanos e que escurece para formar as sardas e bronzeado. A melanina dá a cor escura ao jato, mas é o muco criado pela bolsa que a lubrifica para produzir a secreção líquida.


Função

A secreção de tinta é produzida e expelida do corpo para ajudar a lula a desorientar e escapar dos predadores. A tinta forma uma nuvem escura na água pela qual os predadores não conseguem enxergar, deixando-os confusos ou assustados enquanto a lula fica livre para fugir. A tinta também pode irritar os olhos ou pele de alguns predadores.

Expulsão

Quando uma lula percebe a presença de predadores, expele a tinta e, imediatamente, solta um jato de água de seu funil para espalhá-la e aumentar a nuvem de tinta. A propulsão de água e tinta é alcançada por contrações voluntárias de músculos, assim como humanos contraem seus músculos propositalmente para mover diversas partes do corpo, como braços e pernas.

Considerações

Algumas lulas podem produzir uma substância em seus corpos que é venenosa e paralisa seus predadores ou presas. No entanto, isso não é a a tinta produzida pela bolsa da lula, já que essa tinta é comestível e muitos humanos a consomem em pratos exóticos.