Contente
Parte de um plano de saúde inclui raios-X periódicos do peito para verificar os pulmões. Às vezes, uma "mancha" aparece nesses exames. Ela pode ser cancerosa ou benigna, o que significa que não é prejudicial. Se uma pessoa apresenta essa mancha no pulmão, precisa realizar mais testes para determinar o que ela significa.
Identificação
Um nódulo pulmonar é outro nome para a mancha que aparece no pulmão. Se ele possui um diâmetro menos de três centímetros, é chamado de mancha. Se for maior, passa a ser uma massa. Os nódulos pulmonares são redondos ou ovais.
Fatos
Os nódulos pulmonares ou manchas no pulmão não causam dor ao paciente. Eles são facilmente vistos quando um médico tira um raio-X, mas não são tão fáceis de ser diagnosticados.
Tipos
As manchas ou nódulos pulmonares podem ser benignas ou cancerosas. Se um nódulo for benigno, o paciente não precisa fazer nada, pois ele talvez tenha se formado devido a uma infecção já curada nos pulmões. Assim como cascas se formam em ferimentos na pele, um nódulo ou mancha pulmonar se forma em um ferimento no órgão. Seu médico precisa tratar as manchas cancerosas o mais rápido possível para alcançar o melhor resultado.
Significado
Os nódulos ou manchas pulmonares benignos não causam efeito nenhum na pessoa a menos que mudem de tamanho ou de cor, mas ele deve ser monitorado em raios-X regulares para determinar se essas mudanças acontecem ou não. Se não ocorrerem, nenhuma outra atitude é necessária. Se a mancha for cancerosa, o médico prescreverá um tratamento que deve ser seguido pelo paciente.
Advertência
Um raio-X simples do peito detecta facilmente uma mancha no pulmão. A descoberta precoce do nódulo pulmonar pode levar a descoberta de um câncer. Nesse estágio, não existem sintomas da doença ou nenhum outro sinal. Obter um raio-X do peito é a única maneira de saber se uma mancha existe e é o primeiro passo no tratamento de um nódulo pulmonar. Muitas pessoas não fazem o raio-X como parte do check-up anual, mas se um paciente é fumante ou tem outros fatores de riscos para o câncer, deve considerar realizar o exame anualmente.