Contente
Como dono de um peixe, muitas vezes chega a hora em que você é forçado a tomar a atitude de sacrificar seu animal de estimação, para o bem dele. Alguns ficam doentes demais para serem tratados, e isso inclui os peixes. Diferente do que muitas pessoas pensam, é possível sacrificar um peixe beta doente.
Às vezes, os peixes ficam doentes demais para que possam ser tratados (Jochen Sands/Photodisc/Getty Images)
Decida seu método
Existem três métodos principais para sacrificar um peixe doente. Alguns deles são mais questionáveis do que outros, mas é importante escolher aquele mais aceitável em sua opinião como dono de um animal de estimação. As três maneiras mais populares de sacrificar um peixe beta doente são a decapitação, o congelamento ou a anestesia.
Congelamento
Para congelar seu peixe beta, retire-o do aquário e coloque-o em uma xícara de água, depois coloque-a no congelador. Esse pode ser o método mais humano de todos, pois fará com que seu peixe caia num sono profundo e, eventualmente, morra. Depois que a água tiver congelada, jogue tudo no lixo.
Óleo de cravo
Usar o óleo de cravo como anestesia é um dos métodos mais comuns de se sacrificar um peixe beta e é fácil para a maioria das pessoas. Retire seu peixe do aquário e coloque-o em uma xícara de água. Coloque algumas gotas do óleo na xícara e ele sufocará. O óleo de cravo é um agente entorpecente, então o peixe não sente dor alguma enquanto morre.
Decapitação
Para decapitar o peixe beta, retire-o da água e faça um corte limpo na cabeça com uma faca afiada. Isso pode fazer alguma bagunça e geralmente não é recomendado. Contudo, se escolher esse método, talvez seja útil anestesiar o peixe com óleo de cravo antes de decapitá-lo.