Contente
Você pode facilmente fazer uma compostagem de resíduos orgânicos em vez de jogá-los fora com outros tipos de lixo. Obviamente, a cozinha é o lugar mais conveniente para fazer uma composteira de restos de cozinha; entretanto, você vai ter que lidar com a questão dos odores. O mau odor não só é desagradável, mas como também pode atrair parasitas. No entanto, você pode controlar o odor de sua compostagem. Você só precisa usar o tipo certo de recipiente e limpá-lo com frequência.
Instruções
Existem recipientes especializados para conter o odor e acelerar o processo de decomposição dos alimentos (BananaStock/BananaStock/Getty Images)-
Encontre um recipiente de cerâmica ou de metal com uma tampa de ao menos 5 litros de volume interno. Alumínio ou aço inoxidável pesa menos que cerâmica, mas é mais difícil de limpar, visto que a sujeira não adere tanto à cerâmica. As tampas devem ser vedadas ou o mais isolantes possível para manter insetos fora e odores dentro.
-
Coloque opcionalmente um saco plástico no recipiente como um forro. Para não usar recipientes plásticos comuns, você pode optar por sacos biodegradáveis. As sacolas tornam a limpeza mais fácil - e você não vai precisar mover todo o recipiente para levar seu composto ao jardim - simplesmente remova a sacola e despeje o conteúdo na sua pilha de compostagem ao ar livre.
-
Coloque o recipiente em um lugar fora do caminho, como embaixo da pia.
-
Coloque uma variedade de restos de cozinha no recipiente. Estes podem incluir a borra de café, frutas e vegetais e cascas de ovos. Evite colocar pedaços de carne, pois eles se tornam fétidos rapidamente, assim como outras proteínas de origem animal, como leite, ovos, queijo e manteiga. Evitar ossos também pode ser interessante, já que eles não se decompõem.
-
Borrife um desodorante de compostagem no recipiente; estes produtos podem ser encontrados em muitos lugares que vendem recipientes para compostagem. Use o produto pelo menos uma vez por semana, a menos que você esteja retirando o composto frequentemente. No caso de um recipiente de cozinha, retire o composto uma vez em um período de cada quatro a dez dias.
-
Lave o interior do recipiente e da tampa esfregando-os com uma esponja com sabão. Lave o recipiente e seque-o antes de voltar a usá-lo. Faça isso sempre que retirar o composto. Mesmo quando você use um saco plástico, o interior do recipiente ficará eventualmente fedorento se não for lavado com frequência.
Dicas
- Se você não se importar de gastar um dinheiro extra, pode comprar recipientes de compostagem comerciais criados especificamente para cozinhas. Encontre-os online ou em lojas de artigos para casa. Tipos de recipientes com bom controle de odor incluem caixas bokashi - em que bactérias são adicionadas ao recipiente para acelerar o processo de compostagem - e outros recipientes de compostagem. Outras caixas de baixo odor contam com desodorizantes, como filtros de carbono, para manter odores sob controle.
- Você pode fazer uma compostagem com pouco odor em qualquer ambiente através da elaboração de um minhocário (também chamado de vermicompostagem). Estas caixas se assemelham a outras composteiras, mas contam com furos de ventilação e outros recursos para tornar as caixas um habitat ideal para minhocas. As minhocas comem os restos de comida e os processam através da digestão, acelerando exponencialmente o processo de decomposição.
- Para um controle de odor extra, coloque um saquinho de carvão ativado ou uma caixa de bicarbonato de sódio sob a pia ao lado de seu recipiente de compostagem.
- Você pode usar um recipiente de plástico, mas precisará limpá-lo bem com água sanitária e água toda vez que esvaziá-lo, ou os odores dos alimentos ficarão impregnados no plástico.
O que você precisa
- Grande pote de metal ou cerâmica, com tampa
- Sacos plásticos
- Desodorante de composteira, cravo-da-índia moído ou borra de café
- Detergente
- Água
- Esponja