Contente
Uma série de fatores podem causar otite canina, incluindo alergias, ácaros de orelha, bactérias, ambientes insalubres, higiene inadequada ou água ou umidade entrando nos ouvidos durante o banho. Uma infecção no ouvido tipicamente resulta em dor e inflamação na parte externa, média e interna da orelha do animal. Evitar que a água entre nos ouvidos do seu animal de estimação durante a hora do banho pode fazer a diferença na hora de manter o seu cão livre de doenças.
Instruções
Cuidar das orelhas do seu cão pode significar limpá-las sem uso de água (excited dog image by Janet Wall from Fotolia.com)-
Coloque grandes bolas de algodão na parte externa da orelha do seu cão para bloquear o canal do ouvido médio e interno. Não coloque o o algodão muito fundo,de modo que você não possa vê-lo ou retirá-lo facilmente.
-
Use pequenos tampões flexíveis semelhantes aos tampões de natação ou de dormir nas orelhas de seu cão de pequeno porte.
-
Dê banho e lave a cabeça e o rosto de seu cão com uma pequena esponja. Usar uma esponja permite direcionar melhor o fluxo de shampoo e água para longe dos canais auditivos do seu cão.
-
Ao utilizar água próximo à cabeça do animal, coloque a mão sobre uma das orelhas do seu cão e feche o pavilhão auricular (a aba da orelha) sobre o canal do ouvido. Alterne a mão para a outra orelha, quando necessário.
-
Mantenha a água ou mangueira de chuveiro plana no topo da cabeça de seu cão durante o banho. Abaixe a pressão da água para que ela corra suavemente no rosto e pescoço e não no canal do ouvido.
Sessão 1
Dicas
- Comece a dar banho no seu cão desde pequeno para acostumá-lo com o som e a sensação de água em sua face, cabeça e orelhas. Os filhotes não devem ser banhados antes da idade de quatro semanas ou em clima frio, porque eles não podem regular a temperatura do corpo, aconselha Alex Lieber de PetPlace.com.
- Banhe os cães pequenos em caixas rasas de borracha para armazenamento, como as encontrados em lojas de desconto, para controlar o fluxo de água. Use uma para a hora do shampoo e outra para enxaguar.
Aviso
- Nunca coloque uma algodão ou cotonete dentro do canal auditivo do seu animal de estimação, aonde você não possa vê-lo. Você pode acidentalmente perfurar o tímpano, porque o canal se curva para baixo, resultando em dor e possível perda auditiva para seu cão, conselho dos veterinários Dennis McCurnin e Joanna Bassert em "Clínica para Técnicos de Veterinária."
- Se você acidentalmente deixou entrar água nos ouvidos do seu cão, observe-o para detectar sinais de infecção no ouvido. Se você vê-lo sacudindo ou arranhando suas orelhas, ou o canal auditivo aparecer vermelho e inflamado, ou você notar um cheiro de levedura proveniente dos ouvidos, consulte o seu veterinário para o tratamento adequado.
O que você precisa
- Grandes bolas de algodão
- Tampões de ouvido, pequenos e flexíveis
- Esponja pequena