Contente
Os jogos de bilhar apareceram na Europa, mas a data exata não é clara. Aparentemente ele é uma versão indoor do croqué. A primeira mesa de bilhar documentada foi construída para o rei Luís XI da França, em 1471. Entre 1800 e 1850, o Billiards Congress of America (BCA) estabeleceu algumas normas, e uma mesa de ardósia é um desses padrões.
A mesa de bilhar regulamentada pode ter várias dimensões, mas deve manter um comprimento de 2 para 1 em relação à largura (K-King Photography Media Co. Ltd/Lifesize/Getty Images)
Ardósia
A ardósia é o material base mais comum para se fazer uma mesa de bilhar, sendo a fonte mais comum a ardósia italiana. A mesa é geralmente construída com três peças de ardósia montadas firmemente em uma estrutura de madeira. Isso permite a formação de calços para manter a estrutura nivelada e lisa.
A ardósia é um alicerce forte e estável para uma mesa de bilhar (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)Madeira
A madeira foi o principal material para a base das mesas de bilhar até 1800. A utilização dela, mesmo a compensada, criou muitos problemas para uma mesa de bilhar e a sua utilização. O empenamento é a principal fonte de rugosidade e irregularidades em mesas com base de madeira. Desde a mudança para a ardósia proposta pelo BCA, a madeira tem sido o material utilizado apenas por amadores que não desejam pagar pela ardósia por ser mais cara.
Normalmente, até mesmo madeira de alta qualidade é muito irregular para se fazer uma boa mesa de bilhar (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
Compostos e ardósia sintética
Houve várias tentativas para fazer bases de mesas de bilhar com um plástico com padrão de favo de mel e ardósia sintética. Estes não ganharam sanção oficial e, muitas vezes, têm uma vida mais curta se comparada a uma mesa de bilhar com base de ardósia. A principal razão para se usar materiais alternativos é para poupar dinheiro.
Muitas alternativas estão disponíveis para as bases de mesas de bilhar (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)