Contente
O Lexapro é um antidressivo popular, que também pode ajudar a reduzir a ansiedade em alguns pacientes. Por ser um medicamento referência e de marca, ele é relativamente caro. Mesmo com descontos, o Lexapro ainda será o mais caro por ter uma marca. Ele não é mais protegido por patente, então é muito importante saber do nome do ativo para quando for comprá-lo para não cometer um erro e levar o medicamento errado.
Saiba o nome do ativo do Lexapro para não comprar o genérico errado (Visage/Stockbyte/Getty Images)
Definição
O Lexapro é a marca do antidepressivo feito pela empresa Forest Laboratories em Nova Iorque. Oxalato de escitalopram é o nome genérico para o ingrediente ativo do Lexapro.
Função
O Lexapro é um inibidor seletivo da recaptação de serotonina, sendo que esta é um neurotransmissor do corpo humano. O ação do Lexapro resulta em uma maior disponibilidade da serotonina no cérebro. Esse remédio consegue fazer isso sem afetar muito os níveis de dopamina e norepinefrina. Acredita-se que baixas concentrações de serotonina são a causa da depressão e que o Lexapro combate essa doença aumentando a duração do efeito desse neurotransmissor.
Uso
O Lexapro é geralmente usado para combater a depressão em adolescentes e adultos, com 12 anos de idade ou mais. Ele geralmente é prescrito como um tratamento de ansiedade para adultos, particularmente para o Transtorno de Ansiedade Generalizada. O genérico desse medicamento também serve para tratar os mesmos problemas. Porém, tanto o Lexapro como o genérico só estão disponíveis com venda sob prescrição médica.
Efeitos colaterais
O Lexapro pode causar efeitos colaterais como insônia, suor excessivo, problemas sexuais, náuseas e fadiga. Se esses efeitos forem muito incômodos para o paciente, o médico pode aconselhar a troca de medicação.
Advertência
Mesmo com a patente do Lexapro vencendo em 2012, algumas farmácias de Internet já vendiam versões genéricas desse remédio, com preços ridiculamente baixos. O eMedTV adverte que essas medicações são provavelmente falsas e que elas podem ser perigosas, já que não se sabe o que as pílulas realmente contêm. Mesmo se a farmácia disser que o genérico para o Lexapro é o escitalopram, fique atento. Embora o escitalopram seja o princípio ativo encontrado no medicamento de referência, ele não equivale à versão genérica.