Contente
Existem várias razões para uma pessoa perder o cabelo e um dos culpados mais comuns é o câncer. Como o tratamento para a doença muitas vezes requer quimioterapia, a pessoa tem uma chance muito grande de perder o cabelo.
O câncer é uma das causas mais comuns de perda de cabelo (Image by Flickr.com, courtesy of Jenny Mealing)
Importância
A quimioterapia provoca a perda de cabelo porque o tratamento tem como alvo as células que crescem rapidamente, incluindo as das raízes do couro cabeludo. Algumas pessoas podem até mesmo sofrer perda de pelos em todo o corpo, incluindo na região pubiana, sobrancelhas e cílios. Dependendo da dose de quimioterapia, é possível que o cabelo fique ralo ou ocorra a calvície completa.
Efeitos
O cabelo de um paciente de quimioterapia geralmente começa a cair de uma a duas semanas após o tratamento, gradualmente ou em grande quantidade. A maioria dos pacientes pode observar a perda dos fios através de sua escova de cabelo, pia, chuveiro e travesseiro. No entanto, a maioria das pessoas perde a metade dos fios antes que seja visível para os outros.
Prevenção
De acordo com o site Mayo Clinic, a hipotermia do couro cabeludo é um tratamento que ajuda a evitar a perda de cabelo durante a quimioterapia. Esse tratamento funciona aplicando compressas de gelo na cabeça para diminuir o fluxo de sangue no couro cabeludo. Ao diminuir o fluxo, a quimioterapia é menos suscetível a afetar os folículos capilares.
Tratamentos
Existem também vários medicamentos disponíveis para ajudar no crescimento do cabelo após a quimioterapia. Um dos mais comuns é Rogaine; mas Nioxin, Tricomin e Revivogen são todos desenvolvidos para combater a perda dos fios em homens e mulheres.
Considerações
Segundo o American Hair Loss Counsel, algumas pessoas notam que a textura e a cor estão diferentes quando o cabelo começa a crescer novamente. Essa diferenciação ocorre porque as células de pigmentação foram alteradas. Quando elas voltam ao normal a cor original do cabelo muitas vezes volta. Na maioria dos casos, a perda de cabelo induzida pela quimioterapia é temporária. Os fios normalmente crescem meio centímetro por mês, começando cerca de seis semanas após o tratamento. A maioria das pessoas pode esperar de seis meses a um ano, após o tratamento contra o câncer, para ter a cabeça cheia novamente.