Contente
Criar gatos dentro de casa proporciona entretenimento e dá mais vida ao ambiente. No entanto, infelizmente a urina deles também passa a fazer parte do seu cotidiano. Portanto, é preciso limpar a casa e fazer a higienização do local onde os gatos fazem suas necessidades com bastante frequência para minimizar a exposição à urina deles. Caso contrário, você pode sentir algumas reações adversas por causa da amônia que a urina desses animais contém.
Ficar constantemente exposto a grandes quantidades de urina de gato pode ser prejudicial à saúde (cat image by JASON WINTER from Fotolia.com)
Problemas respiratórios
A amônia contida na urina dos gatos causa males ao sistema respiratório quando um indivíduo respira essa substância regularmente. O gás da amônia corrói as narinas, vias aéreas e pulmões. A exposição pode desencadear ataques de asma, rinite, bronquite e laringite. Outros problemas relacionados à inalação dessa substância incluem tosse, catarro, chiado no peito e perda de olfato.
Problemas oculares
A exposição à urina de gato provoca uma sensação de queimação nos olhos. Além disso, eles podem ficar lacrimejando, ardendo ou até mesmo ficar vermelhos e irritados. A exposição prolongada a altos níveis de amônia contida na urina pode até causar cegueira temporária e danos permanentes aos olhos.
Irritação na pele
A exposição prolongada à urina de gato também provoca irritação de pele e ainda pode causar infecção se ela penetrar em um ferimento aberto ou se a pele ficar constantemente em contato com essa substância. Além disso, a substância pode provocar queimaduras.