Contente
O constrangimento começa na infância e nunca diminui quando chegamos à fase adulta, quando fica constrangedor e ninguém quer assumir que fez. Você já entendeu do que estamos falando? A resposta é gás intestinal. A má notícia é que todos têm, contudo a boa notícia é que existem soluções para diminuir as ocorrências
Como livrar-se de gases intestinais (Pixland/Pixland/Getty Images)
Comportamentos e alimentos que causam gases
Quando as pessoas têm gases, existem três maneiras de expeli-lo: através do arroto, inchaço abdominal ou flatulência, de acordo com Natalie Egan, do Brigham and Women’s Hospital, um hospital-escola afiliado da Escola de Medicina de Harvard. Ela observa que os hábitos alimentares e outros hábitos, assim como os alimentos que consumimos, determinam a quantidade de gás produzida.
Se comermos muito rápido, conversarmos ou bebermos enquanto comemos, corremos o risco de engolir muito ar, o que pode levar o indivíduo a arrotar. O mesmo vale para mascar chiclete ou comer alimentos folhosos, como alface, repolho ou pães integrais. Tomar bebidas por um canudo ou squeezes pode ser um problema, assim como tomar bebidas muito quentes ou frias, beber água diretamente de uma fonte ou usar roupas muito apertadas.
Alimentos que levam ao inchaço ou flatulência são as bebidas gaseificadas, feijão, brócolis, repolho, cebolas, suco de maçã, suco de ameixa, frutas desidratadas, qualquer coisa que contenha sorbitol, manitol ou maltitol (encontrados em alimentos com pouco carboidrato e sem açúcar) e alimentos apimentados, fritos ou gordurosos.
Como diminuir o inchaço e os gases
Existe uma série de maneiras de diminuir o inchaço abdominal, de acordo com Egan. Coma devagar, mastigue bem a comida e tente comer refeições menores mais frequentemente, em vez de comer apenas três grandes refeições por dia. Tome bebidas na temperatura ambiente. Se usar dentaduras, certifique-se de que elas estejam bem justas. Seja ativo durante o dia. Sente-se de forma ereta quando estiver comendo e dê uma volta após a refeição.
Egan recomenda o uso de alguns remédios sem prescrição para os gases. Luftal, por exemplo, ajuda a evitar a formação de gases. É recomendado conversar com seu médico antes de tomar medicamentos do tipo.
Também existem remédios naturais para diminuir os gases. Chá de menta e camomila, anis, cominho, coentro, erva-doce e açafrão também ajudam.