Contente
Fatores de repulsão e atração são usados para explicar porque as pessoas escolhem migrar. Antropologistas que estudaram a migração humana voluntária identificaram vários fatores que estão correlacionados, tanto positiva quanto negativamente, à intensidade dos fluxos migratórios. Basicamente, a decisão de emigrar do país de origem para imigrar para um novo é o resultado da interação entre os dois fatores.
As pessoas migram quando há fatores que as "repelem" de sua localização e as "impele" a outra nova (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
Migração humana
Em estudos sobre populações humanas, as migrações ocorrem quando um indivíduo se desloca e se estabelece em outro local. Tipicamente, para um movimento ser considerado migração, o migrante não pode retornar ao seu lar inicial. Esse fenômeno ocorre por diferentes razões sociais, políticas e econômicas, e é de interesse de sociologistas devido à maneira como reflete as mudanças em uma sociedade.
Fatores de repulsão
Os fatores de repulsão são aqueles que estimulam um migrante a deixar seu lugar de residência. Ele está mais propenso a perceber os fatores de repulsa, de modo mais preciso, do que os de atração, porque está mais familiarizado com o lugar em que vive do que com a região para onde está indo. Esses fatores incluem custo de vida, segurança pessoal, catástrofes naturais e questões menores como as condições climáticas.
Fatores de atração
Os fatores de atração são aqueles que atraem os migrantes para um país, como a percepção dele com relação às condições físicas, econômicas, sociais e políticas do lugar para onde planeja ir. Essas conclusões tendem a ser baseadas no que o migrante pode ter ouvido ou lido em vez de estarem vinculadas ao que ele viveu, por isso, costumam ser exageradamente positivas.
Exemplos de fatores de repulsão e atração
Pessoas jovens frequentemente saem de suas locações rurais para os centros urbanos. Essa migração ocorre devido aos fatores de repulsão (a limitação das oportunidades econômicas e o estilo de vida tedioso) e fatores de atração (empregos e liberdade) que juntos são muito fortes. Entretanto, as pessoas podem reagir de modo diferente a esses mesmos fatores. Por exemplo, quando uma pessoa prefere a estabilidade da vida rural. Logo, elas podem ter diferentes percepções dos fatores envolvidos.