Contente
Todo objeto físico é feito de átomos. Construir um modelo de átomo permite aos estudantes entenderem melhor sua estrutura bem como a leitura da tabela periódica. Modelos de átomos podem ser extremamente úteis em salas de aula, não apenas como tarefas de casa mas também para demonstrar a composição geral dos átomos. Modelos giratórios permitem que o professor manipule o modelo enquanto explica os diferentes componentes do átomo.
Instruções
Compreender os átomos é fundamental para compreender a matéria (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)-
Pesquise o átomo específico do qual você deseja fazer o modelo. Preste atenção aos níveis de energia e subníveis. Por exemplo, um átomo de nitrogênio possui apenas dois níveis de energia: o primeiro contém apenas o "subnível s" e o segundo contém apenas os "subníveis s e p".
-
Trace um esboço de seu átomo, incluindo os níveis de energia e subníveis.
-
Coloque os aros para artesanato que representarão os níveis e subníveis energéticos; talvez seja necessário usar mais de um para cada nível de energia. Os subníveis devem estar mais próximos, aros com uma diferença de tamanho de 1,5 a 2,5 cm, enquanto os níveis podem estar mais separados , entre 5 e 12,5 cm, dependendo do átomo e do tamanho do modelo.
-
Use um alicate para arame para fazer um corte em cada um dos aros.
-
Insira contas nos aros para representar os elétrons. Siga seu esboço para determinar quantos elétrons devem ser incluídos em cada subnível, começando a partir dos menores; um átomo de nitrogênio, por exemplo, terá três elétrons no primeiro aro (o subnível p), dois elétrons no segundo aro (subnível 2s) e três elétrons no terceiro aro (o subnível 1s).
As camadas de elétrons
-
Escolha duas cores diferentes de pompons e estabeleça qual cor representará os prótons e qual cor representará os nêutrons.
-
Cole os pompons representando os prótons a uma bola de isopor usando cola quente ou um pouco de cola para artesanato. O número de prótons em um determinado átomo depende de seu número atômico.
-
Cole os pompons representando os nêutrons à bola de isopor, dispersando-os entre os pompons que representam prótons. Átomos estáveis possuem o mesmo número de prótons e elétrons.
-
Parafuse um gancho de teto pequeno no topo da bola de isopor e use um pouco de cola para fixá-lo.
Núcleo
-
Anexe um pequeno gancho giratório em cada um dos aros e a ao gancho de teto incrustado no núcleo.
-
Use a linha de pesca para unir os aros de forma que cada aro menor esteja precisamente no meio de cada aro maior. Amarre a linha ao gancho com um nó simples e corte o excesso. Acrescente uma gota de cola a cada nó para firmá-lo.
-
Acrescente o núcleo, que deve estar o mais centralizado possível, usando a linha para amarrar desde o menor aro até o gancho afixado ao núcleo.
-
Afixe um laço de linha ao maior aro.
-
Pendure o aro em um fio, gancho no teto ou a um estande de exposição usando o laço. Cada segmento do modelo deve ser capaz de girar independentemente.
Montando o átomo
Dicas
- Aros, contas, bolas de isopor e pompons podem ser comprados em lojas de artesanato.
- Use bolas de isopor pequenas ou bolinhas de plástico em vez de pompons para fazer os prótons e neutrons do núcleo.
- Crie uma base de argila e pressione nela a extremidade inferior do aro mais externo para criar um átomo giratório de mesa. A base de argila precisa ser capaz de suportar o peso de todo o modelo.
Aviso
- Tenha cuidado ao cortar os aros: alicates de arame e extremidades metálicas cortadas são afiadas e podem causar ferimentos.
- Nenhum modelo é completamente exato. Um modelo exato de um átomo com um núcleo de 2,5 cm teria uma largura de mais de 1,5 km.
O que você precisa
- Aro para artesanato
- Alicate para arame
- Contas
- Cola
- Ganchos giratórios
- Bola de isopor
- Pompons coloridos
- Gancho de teto
- Linha de pesca