Contente
Os moinhos de vento de papel são fáceis de fazer e podem distrair as crianças em um dia de chuva. Eles também demonstram os princípios que fazem os moinhos de vento de verdade funcionarem e ajudam as crianças a aprenderem como a energia eólica serve a vários propósitos. Moinhos de vento de papel girarão sozinhos com o vento ou por meio de assopros. Fazer um moinho leva apenas alguns minutos e, se você tiver tesouras sem ponta seguras para o uso das crianças, elas mesmas podem fazer tudo sozinhas.
Instruções
Moinho de vento (moinho em cortiça image by Mauro Rodrigues from Fotolia.com)-
Dobre um pedaço de papel quadrado na diagonal para formar um triângulo. Então desdobre e dobre novamente na direção oposta. Quando terminar, você terá um par de dobraduras formando um "X" no papel. O tamanho do papel pode variar bastante, mas cerca de 18 centímetros em cada dimensão é um bom começo. Você pode fazer papéis quadrados deste tamanho cortando fora a base, de cerca de cinco centímetros, de papel sulfite comum de impressão.
-
Meça aproximadamente 2,5 centímetros do centro do "X" ao longo de cada uma das marcas de vinco e use um lápis ou marcador para marcar essas localidades. Você pode precisar de maior ou menor comprimento, dependendo do tamanho do papel, mas 2,5 centímetros é uma figura de início básica.
-
Corte uma linha reta em cada vinco com uma tesoura até que você atinja os pontos que marcou. Não corte além destes pontos; porque o papel irá se desmanchar em pedaços.
-
Pegue um dos cantos que você acabou de cortar e leve-o até o centro do "X". Seja cuidadoso para não vincá-lo ou dobrá-lo. Repita este processo com todos os quatro cantos até que estejam todos no centro. Use o mesmo lado de cada corte todas as vezes: se você puxou o canto à esquerda do primeiro corte, puxe para baixo os cantos da mão esquerda dos três cortes restantes também.
-
Finque um alfinete bem firme no centro do papel, assegurando-se de que se fixe aos quatro cantos dobrados, assim como ao verso do papel. O papel agora deve tomar um formato que lembre um moinho de vento tipo cata-vento.
-
Finque o alfinete junto com o cata-vento com a ajuda de um lápis sem ponta ou uma varinha bem fina. Se você usar uma varinha, segure o alfinete a ela com um pouco de cola. Se usar um lápis, finque o alfinete na borracha: a borracha deve segurá-lo firmemente no lugar.
-
Mova o moinho gentilmente de um lado para o outro, assopre-o ou segure-o em uma região de brisas para vê-lo girar.
Dicas
- Se quiser, decore o cata-vento colando pedaços de fita adesiva nas beiradas quando tiver acabado de montá-lo. Uma alternativa é colorir o papel usando giz de cera e marcadores: um papel multicolorido fará do moinho mais chamativo.
O que você precisa
- Folha de papel quadrada
- Tesouras
- Alfinete ou lápis
- Tachinha ou agulha
- Cola (opcional)