Como fazer moldes de areia com silicato de sódio

Autor: Sara Rhodes
Data De Criação: 11 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 15 Dezembro 2024
Anonim
Como fazer moldes de areia com silicato de sódio - Artigos
Como fazer moldes de areia com silicato de sódio - Artigos

Contente

Os moldes de areia são uma forma de produção de peças de metal fundido. A areia é misturada ao silicato de sódio, ou vidro líquido, para endurecer. O molde é composto de uma grade (parte inferior) e uma tampa (parte superior). Dentro do molde você encontrará uma cavidade criada pelo molde, uma "vala" que serve para escorrer o metal fundido para a cavidade e um canal de entrada que leva o metal a "vala", um copo que derrama o metal e uma abertura para os gases que se formam do metal fundido.


Instruções

Os moldes de areia criam esculturas de metal (Fiddler image by bruce long from Fotolia.com)
  1. Encha o seu balde de 18 L até 1/3 ou até a metade com areia de sílica. Assegure-se de ter areia o suficiente para encher uma das suas caixas até a borda.

  2. Adicione o silicato de sódio. A quantidade é aproximadamente de 3% a 4% do peso da areia no balde. Você pode usar uma escala para medir o meso ou pode estimá-lo. Não precisa ser exato.

  3. Misture bem a areia e o silicato de sódio.

  4. Coloque o suficiente da mistura de areia na primeira caixa, ou grade, para cobrir o fundo com mais ou menos 2 cm ou 5 cm.

  5. Cubra o seu molde com um desmoldante, seguindo as instruções da embalagem. Coloque o modelo que preferir na sua primeira caixa. Coloque-o em uma extremidade da caixa, deixando de 12 cm a 15 cm de distância da outra extremidade. Se a parte do meio do seu modelo não alcançar a parte superior da caixa, remova-o e adicione mais areia e silicato de sódio, criando uma camada lisa até que seja o suficiente.


  6. Coloque o resto na caixa até sobrar quase 2 cm na borda. Coloque a sua cavilha quadrada de forma que ela toque a parte final do seu modelo e caia para o lado da caixa que você deixou livre. Isso servirá como a sua "vala".

  7. Coloque mais mistura de areia até a borda da caixa, sem esquecer de observar se a areia está plana.

  8. Ligue a sua lata de dióxido de carbono. Insira a rosca na superfície da mistura de areia e segure-a lá por 5 segundos. É possível notar a mistura começar a endurecer ao redor de onde a lata foi inserida.

  9. Remova o dióxido de carbono e coloque-o em outra área da mistura de areia. Continue colocando-o na misture até que fique completamente solidificada. Limpe a areia solta que não se solidifique.

  10. Use um desmoldante para cobrir a superfície da mistura de areia, seguindo as instruções da embalagem.


  11. Coloque a outra caixa em cima da primeira. Elas deverão ter exatamente o mesmo tamanho. Coloque a garrafa de refrigerante de cabeça para baixo em cima da vala que não está tocando o modelo. Assim, formará um funil com formato de tubo. Assegure-se de que a extremidade superior esteja acima da sua caixa, caso contrário, use uma garrafa maior. Ela servirá como o copo e canal de entrada.

  12. Segure a cavilha redonda contra a parte exposta do seu modelo. Assegure-se de que ele toca a parte superior dele. Coloque a mistura de areia na caixa até em cima. Se necessário, faça mais mistura e descarte qualquer parte que já começou a endurecer naturalmente.

  13. Insira a ponta da lata na superfície da mistura da caixa e segure-a no local por 5 segundos. Remova e repita o processo em outra parte. Continue fazendo isso até que a areia esteja completamente solidificada.

  14. Remova a cavilha redonda e a garrafa. O buraco deixado pela cavilha servirá como sua abertura para ventilação. As peças devem sair facilmente.

  15. Separe as caixas. Elas devem se soltar facilmente. Remova o seu modelo e a cavilha quadrada. Cuidado ao remover o modelo para não danificar o interior da cavidade que ele criou.

  16. Coloque as caixas juntas novamente. Prenda as duas partes do seu molde juntas, usando as tábuas de madeira, pregos e um martelo para evitar a separação na hora de derramar o conteúdo.

Dicas

  • Você pode adicionar um tubo de subida à vala para ajudar o processo.
  • Um núcleo pode ser usado se o seu modelo tiver uma parte oca, como modelos de canhões.
  • É possível usar as suas mãos para misturar a areia ao silicato, mas lave-as imediatamente após terminar.
  • Suas caixas devem ser altas o suficiente para acomodar metade do seu modelo e mais alguns centímetros. A sua caixa inferior pode ter o fundo que você desejar, mas a primeira caixa precisa ser aberta. É necessário que ambas tenham exatamente o mesmo tamanho e sejam feitas de material sólido.
  • O seu modelo pode ser feito de qualquer material contanto que possa ser removido facilmente.
  • A parte superior da sua lata de dióxido de carbono deve conter uma mangueira e um mental pontudo com furos em todo o seu comprimento para que ao inseri-la na areia, ela mantenha o fluxo de dióxido.

Aviso

  • Esse processo só funcionará com modelos que possam ser fundidos em moldes duplos. Se tiver um modelo complexo, talvez seja necessário mais do que essas caixas, como o uso de materiais extras e outros moldes.

O que você precisa

  • Balde de 18 L
  • 2 caixas de madeira
  • Modelo
  • Desmoldante
  • Lata de dióxido de carbono de baixa pressão
  • Rosca para fechar a lata
  • Cavilha redonda pequena
  • Cavilha quadrada de 2,5 cm
  • Metade superior de uma garrafa de refrigerante de 500 ml
  • Tábuas de madeira 2 cm x 10 cm
  • Pregos
  • Martelo