Contente
A narrativa em terceira pessoa é uma das técnicas mais comuns de narração. Embora existam vários tipos de narrativa em terceira pessoa, sua característica comum é que a narração apresenta pronomes de terceira pessoa (ele/ela) em oposição ao pronome de primeira pessoa (eu).
A narrativa em terceira pessoa é uma das técnicas mais comuns de narração (BOOKS image by Nadya R. from Fotolia.com)
Identificação
A narrativa em terceira pessoa pode ser identificada ao analisar os pronomes usados, pois ela utiliza ele/ela e eles/elas, mas não eu ou você.
Função
Essa forma de narrativa tende a oferecer uma visão mais objetiva de uma história, uma vez que nem o narrador e nem o leitor são participantes. Mesmo na narrativa em terceira pessoa onde os pensamentos e os sentimentos subjetivos são conhecidos, eles geralmente são contextualizados pelos pensamentos e sentimentos de outros personagens.
Objetiva e subjetiva
A narração em terceira pessoa objetiva não revela nada íntimo sobre um personagem, relatando apenas o que pode ser observado. Já a narração subjetiva usa os pensamentos de vários personagens como uma lente para relacionar e interpretar os acontecimentos.
Onisciente e limitada
Um narrador onisciente tem acesso a todas as perspectivas dos personagens em todos os momentos, assim como em todos os eventos e horários. A voz narrativa limitada ou fechada usa os pensamentos de apenas um personagem para conhecer os eventos da história.
Considerações
Às vezes, as narrativas em terceira pessoa fazem uso limitado de outras vozes narrativas, tanto de primeira quanto de segunda pessoa. O uso ocasional de terceira pessoa chama o narrador para a história, enquanto que o uso da segunda pessoa envolve o leitor como um participante.