Contente
- Utilizando o Powercfg com VBScript
- Sintaxe de Powercfg.exe
- Configurando as opções de energia
- Chamando Powercfg.exe em Windows Vista
Visual Basic Script Edition (VBScript) é uma linguagem de scripting com base na linguagem Visual Basic. É usada em conjunto com a "Window scripting facility" para desenvolver tarefas administrativas na rede de computadores com Windows. As opções de energia de vários dos componentes podem ser alteradas através do utilitário de linha de comandos "powercfg.exe". Faça uma chamada para esse programa como um parámetro do comando "Run" de VBScript.
Execute "powercfg.exe" usando a função "Run" de VBScript para estabelecer as opções de energia em computadores com Windows (power supply image by .shock from Fotolia.com)
Utilizando o Powercfg com VBScript
O seguinte código de VBScript executa o utilitário de configuração de energia, "powercfg.exe", com os argumentos e as opções de timeout apropriados para a economia de energia do processador, o monitor e o disco rígido.
Set osShell = CreateObject("Wscript.Shell") osShell.Run "cmd powercfg /setactive A sintaxe da linha de comandos varia com a versão de Windows. Os parámetros e as opções são especificados com um "-" em vez de um "/" em alguns casos, por exemplo, "-setactive", em vez de "/setactive". O seguinte é um exemplo para estabelecer as opções de energia em Windows XP por meio do objeto osShell do script acima: osShell.Run "cmd powercfg /setactive "Home/Work" osShell.Run "cmd powercfg /change "Home/Work" /hibernate-timeout-ac 20" Aqui se estabelece "Casa/Trabalho" como o plano de energia ativo usando "/setactive". O parámetro "/change" na segunda linha altera a configuração do plano usando "/hybernate-timeout-ac 20", que significa "salvar os conteúdos da memória no disco e desligar o sistema após 20 minutos, se ele se encontrar alimentado com CA". Para mais detalhes das opções de powercfg.exe, veja as seguintes seções e as referências. Este utilitário possui as mesmas funções, mas uma sintaxe que varia com a edição de Windows. Para Windows 2003: "powercfg [/list | /query [name] | /create name | /delete name | /setactive name | /change name settings | /hibernate [on|off] | /export name [/file filename] | /import name [/file file_name] | /globalpowerflag [on|off] /option:flag | /?]" Execute "powercfg /list" para uma lista dos planos de energia padrão suportados pelo sistema. Use o switch "/help" para obter informações sobre powercfg.exe para a sua edição de Windows. Adicione um plano personalizado à lista de planos padrão usando "powercfg /create osShell.Run "cmd powercfg /create Use os parámetros /delete (ou /d), /setactive (ou /s), /change (ou /x), /export (ou /e) e /import (ou /i) para excluir, ativar, exportar e importar um plano, respectivamente. Use "/query No Windows Vista, os planos de energia são referenciados com um GUID (network global user ID, ID de usuário global da rede). Quando o sistema é recém-instalado, o plano padrão é "Equilibrado" e o GUID é "381b4222-f694-41f0-9685-ff5bb260df2e" em todos os computadores. Para fazer com que seu plano seja mais legível, faça uma duplicação do GUID, com um nome personalizado, da seguinte forma: powercfg -DUPLICATENAME 381b4222-f694-41f0-9685-ff5bb260df2e 381b4222-f694-41f0-9685-ff5bb260aaaa powercfg -CHANGENAME 381b4222-f694-41f0-9685-ff5bb260aaaa "MeuPlanoPersonalizado" O script será visto no Windows Vista desta forma: Set osShell = CreateObject("Wscript.Shell") osShell.Run "powercfg.exe -setactive "MyCustomScheme" osShell.Run "powercfg.exe -change "MyCustomScheme" -disk-timeout-dc 45", 0, true
Sintaxe de Powercfg.exe
Configurando as opções de energia
Chamando Powercfg.exe em Windows Vista