Contente
Uma das melhores formas de se obter um melhor desempenho de um processador (sem substitui-lo) é fazendo um overclock. Ele eleva a voltagem e a velocidade de fábrica do dispositivo, o que permite que um computador obtenha uma velocidade e desempenho melhores do CPU, embora a temperatura e a probabilidade de falhas aumentem. O processador Atom N270, utilizado na maioria dos netbooks, pode beneficiar-se do overclocking, se for feito corretamente.
Instruções
Fazer overclock em um processador pode melhorar o desempenho, mas tem riscos (Thinkstock/Comstock/Getty Images)-
Baixe e instale os programas SetFSB e SpeedFan. O primeiro será usado para ajustar a velocidade de relógio do Atom N270, e o segundo servirá para monitorar a temperatura do processador.
-
Abra o SpeedFan primeiro e permita que ele detecte automaticamente as configurações de temperatura e do cooler. Abra depois o SetFSB.
-
Configure o "Clock Generator" (Gerador de relógio) com o valor "ICS9LPRS906CGLF". Clique em "Get FSB" (Obter FSB) para obter os valores de relógio do processador.
-
Selecione "PCI/PCI-E" no campo "Range" (Intervalo). Defina o "PLL N" em 1023 e o "PLL M" em 38. Selecione "Auto[PLL parameter]" no campo "SMBus Read/Write" (Ler/Gravar SMBus).
-
Mova o controle deslizante aos poucos para aumentar a frequência do PCI-E e clique em "Set FSB" depois de cada incremento. Aumente o valor do PCI-E para 200 e comece a ajustar o valor do FSB com valores superiores. Se o programa ou o sistema operacional falharem, desconecte o computador, remova a bateria, reinsira-a, conecte, ligue o sistema novamente e aumente o valor do PCI-E para um valor mais alto do que estava antes da falha.
-
Teste a estabilidade do processador com um programa de benchmarking. Se os testes não puderem ser completados ou se o sistema falhar, abaixe os valores do FSB e do PCI-E com o "SetFSB".
-
Controle a temperatura do computador para localizar sinais de sobreaquecimento. Se acontecer, abaixe os valores do FSB e do PCI-E até que a temperatura se estabilize.