Como fazer overclock de um processador com um software

Autor: Marcus Baldwin
Data De Criação: 13 Junho 2021
Data De Atualização: 16 Novembro 2024
Anonim
Overclock de processador via software
Vídeo: Overclock de processador via software

Contente

Um overclock, aumento da velocidade de um processador em relação às configurações de fábrica, pode ser feito de duas formas: através de alterações das configurações da BIOS do computador ou usando um software para manipular estas configurações. Esse último método é um pouco menos vantajoso, pois só pode ser usado durante a execução do sistema operacional. No entanto, isso permite um maior controle, monitorização e recursos de testes.


Instruções

Otimize a velocidade de sua CPU com um software (Chad Baker/Photodisc/Getty Images)
  1. Baixe e instale um software de overclocking, como o "CPU-Z" ou o "SetFSB". Se estiver fazendo overclock em um AMD relativamente novo ou um processador Intel Core i5 ou i7, baixe e instale o "AMD Overdrive" ou o "Intel Desktop Control Center", respectivamente. Se for em um laptop, verifique a parte inferior da placa-mãe para se certificar de que a base do processador e o chip da BIOS não estejam permanentemente soldados. Se estiverem, pode não ser conveniente fazer overclock, pois a CPU não poderá ser substituída em caso de danos.

  2. Anote a marca do processador, a velocidade padrão do relógio e a tensão de entrada, a faixa de frequência aceitável RAM e o número serial da placa-mãe. Todos esses dados são informados na página do produto do fabricante.


  3. Abra o programa e selecione a marca e o modelo da placa-mãe e do processador. Se seu aparelho não estiver na lista do software, busque modelos semelhantes nos fóruns. Vários números de modelos diferentes são comumente utilizados para o mesmo processador por diferentes fabricantes.

  4. Selecione as configurações para aumentar a velocidade do relógio do processador, em acréscimos não maiores do que 5 a 10 por cento, e teste a estabilidade do sistema a cada aumento.

  5. Selecione o aumento da velocidade do barramento frontal. Aumente a velocidade dentro dos parâmetros de operação da CPU. A maioria dos softwares fornecem um menu com os níveis aceitáveis ​​a serem escolhidos.

  6. Aumente a velocidade RAM ajustando a freqüência. Normalmente, o software fornecerá aumentos de frequência aceitáveis. Eleve um nível de cada vez.


  7. Teste a estabilidade do sistema utilizando o programa "Prime95" ou similar. Ele coloca a carga de dados máxima no processador. Teste por um período não inferior a uma hora. Se a CPU permanecer estável, proceda com cautela. Um aumento de 20 para 30 por cento na velocidade do relógio sobre o padrão de fábrica é significativo -- você o notará.

Dicas

  • Use o "AMD Overdrive" ou o "Intel Desktop Control Center" sempre que possível.
  • Sempre teste a estabilidade do sistema após cada aumento na velocidade do relógio.
  • Certifique-se de adicionar o tanto de capacidade de refrigeração possível.
  • Otimize a capacidade do sistema operacional RAM. Uma memória ideal evita o aquecimento do processador. Fique atento à temperatura da CPU em todos os momentos -- nunca deixe passar de 70ºC.

Aviso

  • Esse processo pode destruir a CPU, o chip da BIOS e a placa-mãe muito rapidamente se não for feito corretamente.
  • A garantia não cobre esse procedimento. Quaisquer danos causados ​​pelo overclock serão de responsabilidade do proprietário. Se você aumentar demasiadamente os limites da CPU, poderá ter gastos elevados, por isso tenha cuidado.

O que você precisa

  • Programa de overclocking