Contente
Células em reprodução contínua no cérebro podem levar a tumores cerebrais malignos ou cancerosos, bem como tumores benignos ou não cancerosos nas regiões cerebrais. A fim de detectar e monitorar estes tumores, uma combinação de testes neurológicos e um varredura é feita. Na maioria dos casos, o exame de sangue não tem valor diagnóstico para tumores cerebrais, mas há algumas exceções.
Os tumores cerebrais pineais diferem de outros tipos de tumores cerebrais em relação aos exames de sangue (Liquidlibrary/liquidlibrary/Getty Images)
Exame de sangue e câncer
Os elementos no sangue que indicam a presença de tumores no corpo são conhecidos como "marcadores tumorais". O exame de sangue é realizado rotineiramente para câncer, tal como câncer de cólon. Exames periódicos para rastreio de substâncias que indicam o retorno do câncer de cólon são úteis no monitoramento de pacientes com a doença. Em caso de tumores cerebrais, no entanto, os marcadores tumorais raramente têm valor, de acordo com a American Brain Tumor Association.
Alternativas
Embora o exame de sangue não seja o principal modo de detecção ou monitoramento de tumores cerebrais, há vários outros métodos que os neurologistas usam. Além de testes neurológicos para detectar mudanças nos sentidos e reflexos, há métodos avançados de varredura que incluem exames de ressonância magnética, tomografias, exames de PET e testes com radionuclídeos. Embora estes testes envolvam mais do que um simples exame de sangue, eles ajudam os neurologistas a visualizar tumores e monitorar a situação.
Punção lombar
A punção lombar envolvendo testagem do líquido cefalorraquidiano para células, sangue e outras substâncias, vem sendo realizada experimentalmente em alguns casos.
Tumores cerebrais pineais
O caso de tumores cerebrais pineais difere de outros tipos de tumores cerebrais em relação aos exames de sangue. Embora os marcadores tumorais não sejam considerados de uso na maioria dos tumores cerebrais, os tumores cerebrais pineais são uma notável exceção.
Dois marcadores tumorais
Dois marcadores tumorais no sangue que tem se mostrado ser elementos importantes no teste de tumor cerebral pineal são a gonadotrofina coriônica e a alfa-fetoproteína. A revista Neurosurgery publicou evidência do uso de tais exames de sangue no controle destes tipos únicos de tumores cerebrais.